PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3163
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consumismo e minimalismo no contexto da pandemia
Autor(es): Martins, Babila Sperotto
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Pintaud, Marcos de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Celso Orlando
Resumo: Com a disseminação da COVID-19 ao redor do mundo, novas necessidades, formas e prioridades de consumo foram desenvolvidas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar as influências da pandemia no consumismo e no desenvolvimento de uma sociedade mais minimalista. A problematização que orientou o estudo, está alicerçada nas reflexões: os impactos da pandemia no consumo e no consumismo; o endividamento, e a maior procura pela vida minimalista no período mencionado. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa exploratória descritiva quantitativa e qualitativa na Escola de Direito, Negócios e Comunicação, com centralidade no curso de Administração, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com aplicação de questionário virtual em uma amostra de 105 pessoas, sendo alunos e professores. Como resultado, foi possível identificar e demonstrar os impactos da pandemia nos comportamentos consumistas, envolvendo as mudanças nos hábitos de compra e o endividamento da população analisada. Além disso, verificou-se o desenvolvimento de hábitos minimalistas no período referido, principalmente pela queda da renda do consumidor. Sendo assim, a pandemia propôs novas formas de consumir, e também, contribuiu com o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente.
Abstract: With the dissemination of Covid-19 around the world, new consumption needs, forms and priorities were developed. In this sense, this work aims to analyze the influences of the pandemic on consumerism and the development of a more minimalist society. The problematization that guided the study, is based on issues: the impacts of the pandemic on consumption and consumerism; the indebtedness and the greater search for the minimalist life in the mentioned period. Methodologically,quantitative and qualitative descriptive exploratory research was used at the school of Law, Business and Communication, with centrality in the Administration course, at the Pontifical Catholic University of Goiás, with application of a virtual questionnaire in a sample of 105 people, being students and professors of the mentioned institution. As a result, it was possible to identify and demonstrate the impacts of the pandemic on consumer behavior, involving changes in purchasing habits and the indebtedness of the population analyzed. In addition, there was the development of minimalist habits in the period referred to, mainly due to the drop in consumer income. Thus, the pandemic proposed new ways of consuming, and also, contributed to the development of a more conscious society.
Palavras-chave: Consumo
Consumismo
Pandemia
Minimalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3163
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAG TCC BABILA.pdf364,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AUTORIZAÇÃO BABILA.pdf778,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador