PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartini, Dennis Alejandro Teneos-
dc.date.accessioned2021-12-16T15:26:36Z-
dc.date.available2021-12-16T15:26:36Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3080-
dc.description.abstractThe objective of this work is to approach the history of supersonic aviation and show its historical development, since its advent, during World War II, presenting its advance in military aviation, and its insertion in the commercial environment. In the first part, the speed of sound is conceptualized, and its behavior in different media and the effects of exceeding that speed are described. These studies began in the late 1930s, where the effects, consequences and behavior of an aircraft when approaching speeds as high as that of sound were investigated. It was observed, in tests, that the aircraft of the time were not able to reach the speed of sound, due to its powertrain and aerodynamics. In the middle of the World War II, European and American scientists dedicated their time and efforts to carry out studies and experiments in order to design aircraft capable of reaching the speed of sound, and even surpassing it. Studies continued over the next few years, and experimental jets reached twice the speed of sound. This technology took the first steps to be implemented in military jets, both American, European and Soviet, in bombers, supersonic reconnaissance aircraft, and commercial aviation. England, in partnership with France, produced the first commercial supersonic aircraft in history: The Concorde. The Soviets also designed a supersonic plane similar to the European ones, dubbed the Tupolev Tu-144. The American projects were very ambitious and costly, and numerous problems led to their cancellation. The high cost of maintaining a commercial aircraft with so many flight restrictions and aeronautical accidents meant that supersonic jets were retired in 2003. In the ensuing years, companies started to show their ideas to bring back supersonic commercial aviation in a way more accessible to the general public, both for the commercial environment and for the executive.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVelocidade do sompt_BR
dc.subjectAviação supersônicapt_BR
dc.subjectBarreira do sompt_BR
dc.subjectMachpt_BR
dc.subjectConcordept_BR
dc.titleAviação supersônica: sua história no meio militar e comercialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee2Leão, Paulo Garcez Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553056610383774pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é abordar a história da aviação supersônica e mostrar o seu desenvolvimento histórico, desde o seu advento, durante a Segunda Guerra Mundial, apresentando o seu avanço na aviação militar, e sua inserção no meio comercial. Na primeira parte conceitua-se a velocidade do som, e é descrito seu comportamento em diferentes meios, e os efeitos ao se ultrapassar essa velocidade. Esses estudos começaram no final da década de 30, onde se investigaram os efeitos, consequências e comportamento de uma aeronave ao se aproximar de velocidades tão elevadas como a do som. Foram observados, em testes, que as aeronaves da época não eram capazes de chegar na velocidade do som, devido ao seu grupo motopropulsor e aerodinâmica. Em meados da Segunda Guerra Mundial, cientistas europeus e americanos dedicaram seu tempo e esforços para realizar estudos e experimentos, a fim de projetar aeronaves capazes de alcançar a velocidade do som, e até mesmo ultrapassá-la. Os estudos continuaram nos anos seguintes, e jatos experimentais atingiram duas vezes a velocidade do som. Esta tecnologia deu os primeiros passos para ser implementada em jatos militares, tanto americanos quanto europeus e soviéticos, em bombardeiros, aeronaves de reconhecimento supersônicas, e aviação comercial. A Inglaterra em parceria com a França produziu o primeiro avião supersônico comercial da história: o Concorde. Os Soviéticos também projetaram um avião supersônico similar ao dos europeus, batizado de Tupolev Tu-144. Os projetos americanos foram muito ambiciosos e de alto custo, e numerosos problemas culminaram com o cancelamento dos mesmos. O custo elevado para se manter um avião comercial com tantas restrições de voo e acidentes aeronáuticos, fizeram com que os jatos supersônicos fossem aposentados em 2003. Nos anos conseguintes, empresas começaram a mostrar suas ideias para trazer de volta a aviação comercial supersônica de uma forma mais acessível ao público em geral, tanto para o meio comercial quanto para o executivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AVIAÇÃO SUPERSÔNICA SUA HISTÓRIA NO MEIO MILITAR E COMERCIAL.docx2,35 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador