PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSá Neto, Wilson Craveiro de-
dc.date.accessioned2020-12-09T19:40:31Z-
dc.date.available2020-12-09T19:40:31Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/306-
dc.description.abstractThis study focuses on aeronautical engines’ evolution, as an inevitable process for the growth expected for the airline industry, and the socio-environmental impacts present in this context. Important aspects were considered for the transformation of powertrain systems, from their advent to the present day, including the positive and negative effects of this advance. Some of them are related to the intensity of air traffic, which grows continuously and, along with this, the particles of harmful gases released into the atmosphere increase. Such gases, resulting from the burning of fossil fuel, are eliminated by the aircraft engines and can cause serious social and environmental problems to the planet, such as the increase in global warming, health disorders resulting from aeronautical noise and a chain of expenses for the system. The issue has been widely discussed by experts and by global regulatory agencies, such as the National Civil Aviation Agency (ANAC) and the Federal Aviation Administration (FAA), with the aim of raising awareness and providing support to the aeronautical industries to develop projects that aim to mitigate the mentioned impacts. As a research methodology, we chose the basic nature, with an exploratory objective and a qualitative approach, using material that highlights innovative projects already present in the market. In this sense, the projects of aeronautical industries such as Embraer and CFM, which adopt modern motorization, as well as those of the Airbus Industry, in progress, consistent with the development propulsion aircraft zero pollutant, or studies of the team composed by Dan YE, Jun LI and Jau TANG, who suggest the possibility of plasma engine. Technology is dynamic and the hypotheses point to positive results in the short and medium term.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores a jatopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectRuídos aeronáuticospt_BR
dc.subjectProjetos inovadorespt_BR
dc.titleA evolução dos motores a reação e seu impacto no meio ambientept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Vagner Reis da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083628300922135pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoEste estudo volta-se à evolução dos motores aeronáuticos, como um processo inevitável para ao crescimento esperado para o setor aéreo, e os impactos socioambientais presentes nesse contexto. Foram considerados aspectos importantes para a transformação de sistemas motopropulsores, desde o seu advento até os dias atuais, ponderando-se os efeitos positivos e negativos desse avanço. Alguns deles estão relacionados à intensidade do tráfego aéreo, que cresce continuamente e, junto com isso, aumentam-se as partículas de gases nocivos lançadas na atmosfera. Tais gases, resultantes da queima de combustível fóssil, são eliminados pelos motores das aeronaves e podem causar graves problemas socioambientais ao planeta, como o aumento do aquecimento global, transtornos de saúde resultantes dos ruídos aeronáuticos e uma cadeia de despesas para o sistema. A questão tem sido largamente discutida por especialistas e pelas agências reguladoras mundiais, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), com a finalidade de se conscientizar e fornecer apoio às indústrias aeronáuticas para que desenvolvam projetos que objetivem mitigar os impactos mencionados. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela natureza básica, de objetivo exploratório e abordagem qualitativa, utilizando-se de material que destaca projetos inovadores já presentes no mercado. Citam-se, nesse sentido, os projetos de indústrias aeronáuticas como a Embraer e a CFM, que adotam moderna motorização, bem como os da Airbus Industry, em andamento, consistentes no desenvolvimento de aeronaves com emissão zero de poluentes, ou, ainda, os estudos da equipe composta por Dan YE, Jun LI e Jau TANG, que sugerem a possibilidade do motor de plasma. A tecnologia é dinâmica e as hipóteses apontam para resultados positivos no curto e médio prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6845284169476433pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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