PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Matheus Silva-
dc.date.accessioned2021-12-16T00:49:13Z-
dc.date.available2021-12-16T00:49:13Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2996-
dc.description.abstractABSTRACT Currently, the amount of information we have about education and its challenges is immense, but the amount of this material that is used for application today leaves much to be desired. This leads to this research, which aims to show the visions and problems related to deafness and hearing impairment. With that we have as a basis interviews, theoretical references, among articles and exposures of internet pages that help these individuals, and in this an analysis is made of the impact of the fields linked to some databases, such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the Laws of Directives and Bases (LDB) that we take information from the Common National Curriculum Base (BNCC) and several very influential authors in the field of education as Carlos Rodrigues Brandão and Ronice Muller de Quadros. There is also the statement of a topic about the inclusions and overcoming of people in sports and their great achievements that marked history and recorded their name in the Olympics and Deaflympics, which also contains information such as its history, its importance and some of its aspects that differentiate them from the regular Olympics or Paralympics. It is discussed about LIBRAS (Brazilian Sign Language), such as its history, its challenges and achievements that it has obtained over the course of history and its features and its social impact on which causes the inclusion and ignorance of the second language of Brazil, which by many is forgotten and treated as something that only deaf people should hold the knowledge of it, and while this thought still persists in our society, the evolution is delayed and the advancement of society is stagnant. So throughout this document is seen some conclusions, problems, interviews and a little history of everything that was and became the world for the deaf. Key-words: LIBRAS, deaf, education, inclusionpt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdos-
dc.subjectEducação-
dc.subjectInclusão-
dc.titleEducação e surdez: as vozes que não são ouvidaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Vanda Domingos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Dagmar Junqueira Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740225724545709pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Atualmente, o volume de informações que temos sobre a educação e seus desafios é imenso, mas a quantidade desse material que é aproveitado para a aplicação na atualidade é insuficiente. Levando então à esta pesquisa que visa mostrar as visões e problemas relacionados a surdez e a deficiência auditiva. Com isso temos como base entrevistas, referenciais teóricos, dentre artigos e exposições de páginas da internet que auxiliam esses indivíduos, e nisso é feita uma análise do impacto dos campos ligados à alguns bancos de dados, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) que retiramos informações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e diversos autores muito influentes no ramo da educação como Carlos Rodrigues Brandão e Ronice Muller de Quadros. Há também o enunciado de um tópico sobre as inclusões e superações de pessoas nos esportes e seus grandes feitos que marcaram história e gravaram seu nome nas olimpíadas e surdolímpiadas, que também constam informações, tais como sua história, sua importância e alguns de seus aspectos que os diferenciam das olimpíadas regulares ou das paraolimpíadas. É discursado sobre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), tais como sua história, seus desafios e suas conquistas que obteve com o passar da história e suas funcionalidades e seu impacto social em que causa a inclusão e o desconhecimento da segunda língua do Brasil, que por muitos é esquecida e tratada como algo que apenas pessoas surdas devem deter o conhecimento da mesma, e enquanto esse pensamento ainda persistir em nossa sociedade, a evolução é retardada e o avanço da sociedade é estagnado. Por isso ao decorrer deste documento é visto algumas conclusões, problemas, entrevistas e um pouco da história de tudo que foi e se tornou o mundo para os surdos. Palavras-chave: LIBRAS, surdos, educação, inclusãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Wolney Gomes. Educação de Surdos: formação estratégica e prática docente, 2015. BRANDÃO, Calor Rodrigues. O que é educação? Abril Cultura, 1984. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL, Lei nº 5296/2004 de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Governo do Brasil. Acesso em: 26 de novembro de 2021. URL: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=5296&ano=2004&ato=e93UTVq5keRpWT529 BRASIL, LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.Acesso em: 01 de dezembro de 2021. URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm CASSIANO, Paulo Victor, O papel do interlocutor de LIBRAS nas escolas públicas do Estado de São Paulo, Revista Virtual de Cultura Surda, Edição Nº 19 / setembro de 2016. GUILHERME, Ensino Digital por Unintese. Você conhece a Surdolímpiadas? E saiba que em 2022 o evento acontece no Brasil? Acesso em: 26 de novembro de 2021 URL: https://ensino.digital/blog/surdolimpiadas HIJE, Hugo. Deficiente auditivo, surdo, Surdo? Cultura Surda. Acesso em: 20 de novembro de 2021. URL: https://culturasurda.net/breve-introducao/ LEÃO, ISAÍAS. A história dos surdos. Acesso em: 22 de novembro de 2021. URL: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fonoaudiologia/a-historia-dos-surdos/12144 LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. PIMENTA, Nelson, Professores surdos discursam sobre a educação dos surdos no Brasil. YouTube, 12 de abril de 2011. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=aXzzQOviUa4&t=269s > QUADROS, R. M. de. O bi do bilingüismo na educação de surdos In: Surdez e bilingüismo.1 ed.Porto Alegre : Editora Mediação, 2005. SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura? Editora Brasiliense, 1986. TAILLE, Yves de la. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. 5º edição. Summus Editorial, 1992.pt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Matheus -Final.pdf681,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador