PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Cárita Rayane Alves de-
dc.date.accessioned2021-12-15T21:01:09Z-
dc.date.available2021-12-15T21:01:09Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2952-
dc.description.abstractIntroduction: The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders 5th edition (DSM-V), named the Autistic Spectrum Disorder, affecting more than one area of impairment, whether social, cognitive, behavioral or communicational, alterations that have been present since childhood. Even after two decades of research, there is no conclusion about the possible causes of the disorder. Expressive characteristics present in individuals with ASD are echolalia and stereotypies. Echolalia being defined as “speech echoes”, which can be immediate or delayed, and stereotypes stereotyped motor movements such as: shaking parts of the body and/or the head, snapping fingers and hitting and/or shaking hands. Objective: To bibliographically analyze the speech therapy intervention in children with ASD that focus on their communicative possibilities. Methodology: Study carried out through qualitative bibliographic research. To carry out the bibliographic survey, the following databases were used: Academic Google, SCIELO and CAPES. 13 articles were selected for data collection. As inclusion criteria, articles that did not include the objective were excluded. Results: Data collection was presented in table format, addressing the data collected in the discussion of the article. Conclusion: It was observed from the research results that the performance of the speech therapist in multimodal aspects, echolalia, stereotypy, pragmatic skills, emotional state, in general, showed good returns regarding the clinical evolution of patients. Thus, the focus on communicative possibilities can be considered effective in language therapy in children with ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titlePossibilidades comunicativas da criança com TEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Eliane Faleiro de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6452-3132pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Lisa Valéria Vieira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2376-5474-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713524416393767pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Eliana Souza da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-V) nomeou o Transtorno do Espectro Autista, acometendo mais de uma área de comprometimento, seja social, cognitivo, comportamental ou comunicacional, alterações estas presentes desde a infância. Mesmo após duas décadas se pesquisa não há conclusão sobre as possíveis causas do transtorno. Características expressivas presentes em indivíduos com TEA são: ecolalias e estereotipias. Sendo a ecolalia definida por “ecos na fala”, podendo ser imediata ou tardia e as estereotipias movimentos motores estereotipados como: balançar partes do corpo e/ou a cabeça, estalar dedos e bater e/ou balançar as mãos. Objetivo: analisar, bibliograficamente, a intervenção fonoaudiológica em crianças com TEA com foco em suas possibilidades comunicativas. Metodologia: Estudo realizado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa. Para a realização do levantamento bibliográfico foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, SCIELO e CAPES. Selecionou-se 13 artigos para coleta de dados. Como critério de inclusão considerou-se artigos que abordavam o objetivo do estudo, e de exclusão artigos que não contemplavam o objetivo. Resultados: Apresentou-se coleta de dados no formato de quadro, abordando os dados coletados na discussão do artigo. Conclusão: Observou-se nos resultados da pesquisa que a atuação do fonoaudiólogo sobre as ecolalias, estereotipias, habilidades pragmáticas, estado emocional, de modo geral demonstraram bons retornos quanto à evolução clínica dos pacientes. Sendo assim, o foco em possibilidades comunicativas pode ser considerado efetivo na terapia de linguagem em crianças com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7955955483691538pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
POSSIBILIDADES COMUNICATIVAS DA CRIANÇA COM TEA_CARITA.pdf496,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador