Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Leandro Belo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T01:12:56Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T01:12:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2888 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Organizações sociais | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O fenômeno da migração e sua abordagem no livro didático de Geografia do ensino médio: análise preliminar sobre a adequação de conteúdos indicados nas diretrizes educacionais e materiais didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Oyana Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735549543901638 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9756350094242844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malheiros, Roberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5043663550004005 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca analisar a abordagem do fenômeno migração em uma coleção de livros didáticos da Educação Básica, Ensino Médio, alicerçados pelas habilidades e competências apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta de partida que motivou o desenvolvimento dessa pesquisa foi se o fenômeno migração é abordado nos livros didáticos em uma perspectiva social dinâmica, com sentido amplo e interdisciplinar, assim como pressupõe a BNCC, no que se refere os conteúdos das Ciências Sociais, contexto dos desdobramentos dessa temática no âmbito da formação cidadã e social dos alunos, e não apenas como dados e números desassociados da análise humana necessária a importância do conteúdo. A partir da análise qualitativa dos documentos - BNCC e livros didáticos, foi observado que os livros didáticos utilizados atualmente pela rede pública estadual de Goiás abordam o fenômeno migração num contexto geral, sem abordar estudos regionais acerca da temática. Ou seja, impossibilitando os alunos de aprenderem sobre a temática no que tange a vivencia do seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Leandro Belo da Silva.pdf | 516,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador