PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leandro Belo da-
dc.date.accessioned2021-12-15T01:12:56Z-
dc.date.available2021-12-15T01:12:56Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2888-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectOrganizações sociaispt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO fenômeno da migração e sua abordagem no livro didático de Geografia do ensino médio: análise preliminar sobre a adequação de conteúdos indicados nas diretrizes educacionais e materiais didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Oyana Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735549543901638pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756350094242844pt_BR
dc.contributor.referee2Malheiros, Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043663550004005pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca analisar a abordagem do fenômeno migração em uma coleção de livros didáticos da Educação Básica, Ensino Médio, alicerçados pelas habilidades e competências apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta de partida que motivou o desenvolvimento dessa pesquisa foi se o fenômeno migração é abordado nos livros didáticos em uma perspectiva social dinâmica, com sentido amplo e interdisciplinar, assim como pressupõe a BNCC, no que se refere os conteúdos das Ciências Sociais, contexto dos desdobramentos dessa temática no âmbito da formação cidadã e social dos alunos, e não apenas como dados e números desassociados da análise humana necessária a importância do conteúdo. A partir da análise qualitativa dos documentos - BNCC e livros didáticos, foi observado que os livros didáticos utilizados atualmente pela rede pública estadual de Goiás abordam o fenômeno migração num contexto geral, sem abordar estudos regionais acerca da temática. Ou seja, impossibilitando os alunos de aprenderem sobre a temática no que tange a vivencia do seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.degree.graduationGeografiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Leandro Belo da Silva.pdf516,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador