PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcello Nogueira Barbosa e-
dc.date.accessioned2021-12-13T19:15:58Z-
dc.date.available2021-12-13T19:15:58Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2736-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectRevolução 4.0pt_BR
dc.titleAgronegócio: inovação no segmento da comercialização de carne bovinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124955081583986pt_BR
dc.contributor.referee1Waqued, Cárbio Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337423275555349pt_BR
dc.contributor.referee2Evangelista, Maria Aparecida Vaz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo elaborar um estudo referente à inovação da comercialização de carne bovina, na região do estado de Goiás. E, especificamente, realizar um estudo sobre a comercialização de carne bovina, mediante o comportamento do consumidor, verificar quais as principais formas de inovação no mercado de carne bovina nobre, atendendo às exigências do consumidor e apresentar as principais contribuições da revolução 4.0 para este setor. Metodologicamente, utilizou-se o estudo de caso múltiplo, com pesquisa de caráter exploratório e descritivo, por meio de dados primários e secundários, com análise qualitativa. Resultados obtidos: referente à inovação da comercialização de carne bovina, concluiu-se que as ideias surgem a partir das necessidades dos consumidores de buscar um serviço ou um produto novo no mercado; no que tange ao comportamento do consumidor atualmente, o mercado consumidor está cada vez mais exigente; o mercado de carnes nobres chamou bastante atenção dos consumidores na internet e, com isso, despertou o desejo de um novo produto. As inovações surgiram a partir das mídias sociais, levando e produzindo novas informações deste segmento; com as contribuições da revolução 4.0, as empresas puderam contar com novos equipamentos de última geração e puderam otimizar os processos de produção e comercialização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, P. S. de. Indústria 4.0: princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área industrial. São Paulo: Érica, 2019. BATALHA, M. O. (Coord.). Gestão Agroindustrial. 3. ed. São Paulo: Atlas Ltda., 2018. v. 1. Cepea; Confederacão da Agricultura e Pecuária do Brasil (Cna). Pib do Agronegócio Brasileiro. Disponível em: <https://www.cepea.esalq.usp.br/br/ pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx.> Acesso em: 13 abr. 2021. CICARNE. Projeções para o mercado mundial de carne bovina 2020-2029. Disponível em: < www.cicarne.com.br/documentos-recomendados/.> Acesso em: 18 abr. 2021. COTRIM, D. C. Pecuária: A verdade por trás das histórias que lhe contaram. Jaboticabal: Funep, 2020. CONFEDERACÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA). PIB do agronegócio alcança participação de 26,6% no PIB Brasileiro em 2020. Disponível em: <www.cnabrasil.org.br.> Acesso em: 08 abr. 2021. CUNHA, C. F. da; FRANCO, P. S. Estratégias de Marketing dos Frigoríficos Brasileiros: Estudo Multicasos. Revista FACEF Desenvolvimento e Gestão, v. 20, n. 1, p. 01 – 14, 04 2017. DIAS, F. H. T.; BISCOLA, P. H. N.; MALAFAIA, G. C. Como deverá ser a comercialização na cadeia produtiva da carne bovina em 2040? EMBRAPA. (2020) Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/216820/1/Boletim-CiCarne-27.pdf.> Acesso em: 15 abr. 2021. FARIAS, C.; DUSCHITZ, C.; CARVALHO, G. M. de. Estratégia de Marketing. Porto Alegre: SAGAH, 2016. ______________________________________________ Marketing Aplicado. Porto Alegre: Bookman, 2015. FARIAS FILHO, M. C.; ARRUDA FILHO, E. J. M. Planejamento da Pesquisa Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2015. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MALAFAIA, G.C. et al. Série Desafios do Agronegócio Brasileiro – Embrapa – (2020). Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/26187851/nt+sire+-cadeia+da+carne+bovina+-versao+malafaia.pdf/8fbf9c24-c4ca-5c4f-fd44-db3496d8016b? version=1.0.> Acesso em: 09 abr. 2021. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Balança Comercial do Agronegócio – Agosto/2020. MAPA. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/exportacoes-do-agronegocio-somam-quase-us-9-bilhoes-em-agosto.> Acesso em: 08 abr. 2021. NEVES, M. F. (Coord.). Estratégias para a carne bovina no Brasil. São Paulo: Atlas Ltda., 2012. OLIVEIRA-JÚNIOR, P. C. et al. Estrutura e Governança na Cadeia da Carne Bovina Especial. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 1, p. 49 – 69, 04 2020. Disponível em:<https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/1947/2485.> Acesso em: 15 abr. 2021. SCHIAVINI, J. M.; MARANGONI, E. Marketing Digital e Sustentável. Porto Alegre: AGAH, 2019. SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª. ed. São Paulo: Edipro, 2019. TAVARES, M. F. de F. et al. Introdução à Agronomia e ao Agronegócio. Porto Alegre: SAGAH, 2018. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Marcello Nogueira Barbosa e Silva.pdf461,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador