PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Anna Valéria Benchimol-
dc.date.accessioned2021-12-13T18:45:11Z-
dc.date.available2021-12-13T18:45:11Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2732-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão hospitalarpt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectQualidade-
dc.subjectAcreditação-
dc.titleO processo de acreditação hospitalar como mecanismo de garantia da qualidade dos serviços prestadospt_BR
dc.title.alternativeAcreditação Hospitalar e qualidade de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Labaig, Henrique Carlos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6429-4560pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502285921594908pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jardim, Eugênio de Britto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626078338571483pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Mendes, Aderrone Vieira-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006452708857442pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo mostrar a importância da gestão hospitalar no processo de acreditação para a qualidade dos serviços prestados. O desenvolvimento da pesquisa qualitativa analisou a opinião de seis profissionais da saúde envolvidos com a gestão de qualidade hospitalar. A questão problema da pesquisa procurou saber a percepção do pessoal envolvido sobre a importância do processo de acreditação hospitalar com relação à qualidade dos serviços prestados. Pelos resultados pode-se perceber algumas características da qualidade expressas pelas respostas como: engajamento de todas as áreas e setores; qualidade da assistência; constituição de equipe qualificada; diferencial competitivo; presença de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); adoção de procedimentos educacionais e processos de certificação. Foram ainda apresentados alguns desafios como: as dificuldades de envolvimento da alta direção e desinteresse do nível gerencial e citados possíveis fatores de insucesso como a descontinuidade, burocratização, baixa criatividade e generalização. Conclui-se que na percepção dos entrevistados os processos de acreditação hospitalar são importantes para a qualidade dos serviços prestados à saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesARANAZ-ANDRÉS JM, AIBAR-REMÓN C, LIMÓN-RAMÍREZ R, AMARILLA A, RESTREPO FR, URROZ O, GARCÍA-CORCUERA LV, TEROL-GARCÍA E, AGRA VARELA Y, GONSETH-GARCÍA J, BATES DW, LARIZGOITIA I. Prevalence of adverse events in the hospitals of five Latin American countries: results of the 'Iberoamerican Study of Adverse Events' (IBEAS). BMJ Qual Saf 2011; 20(12):1043- 1051. AZEVEDO, A. C. Avaliação do desempenho de serviços de saúde. Revista Saúde Pública, v. 25, n. 1, p. 64-71, fev. 1991. BORBA, G.S.; KLIEMANN Neto, F.J. Gestão Hospitalar: identificação das práticas de aprendizagem existentes em hospitais. Saúde e Sociedade. v. 17, n. 1, pp. 44-60, 2008. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. 3 ed. ver. atual. Brasília: Ministério da Saúde. 2002. IBES. Processo de Acreditação ACSA. Descrição do Processo de Certificação. Disponível em: https://www.ibes.med.br/processo-de-acreditacao-acsa/ Acesso em: 11-1-2021. ISQUA. The International Society for Quality in Health Care. Conference Programme 30th International Conference. Quality and Safety in Population Health and Healthcare. 13th - 16th October 2013. Edinburgh International Conference Centre. Disponível em: https://isqua.org/images/PDFs/Edinburgh-Programme-2013.pdf Acesso em: 22-11-2021. MINISTÉRIO DA SAÚDE. ANS e BNDES lançam financiamento para acreditação. Agência Nacional de Saúde Suplementar. 11/10/2011. NASCIMENTO, J. C.; DRAGANOV, P. B. História da qualidade em segurança do paciente. História da enfermagem: Revista Eletrônica, v. 2, n. 6, p. 299– 309, 2015. NETO, A. Q.; BITTAR, O. J. N. Hospitais: administração da qualidade e Acreditação de organizações complexas. 1. ed. Porto Alegre: Dacasa, 2004. 315 p. 11 NOGUEIRA, L.C.L. Gerenciamento pela qualidade total na saúde. Belo Horizonte: QFCO, 1996. NOVAES H.M.; BUENO H. Acreditação de hospitais no Brasil. Brasília Médica 1998; 35 (3/4): 93-98. OLIVEIRA, JLC; MATSUDA, LM. Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: A voz dos gestores da qualidade. Mestrado intitulada “Compreendendo a Acreditação Hospitalar na Perspectiva de Gestores e de Trabalhadores” apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Escola Anna Nery. 2016, v. 20, n. 1, pp. 63-69. ONA - Organização Nacional de Acreditação - ONA. Manual das organizações prestadoras de serviços de saúde. Brasília (DF); 2014. Disponível: https://www.ona.org.br/Noticia/125/Manual-dos-Servicos-para-a-Saude-ONA-ja-esta disponive Acesso em: 22-11-2021. POPE C, MAYS N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: Artmed; 2009. PORTELA, O.T.; SCHMIDT, A.S. Proposta de metodologia de avaliação e diagnóstico de gestão hospitalar. Acta Paul Enferm. 2008, vol. 21 (número especial), p. 198-202. RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, rio de janeio: Qualitymark, 2004. SANTOS, S.; FRANÇA, S. (2016). Modelo de autoavaliação com enfoque em gestão de pessoas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Sistemas & Amp; Gestão, 11(3), 299–309. SARRETA, FO. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS. São Paulo: UNESP 2009. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4230&lng=en&nrm=iso SOUZA, P. MENDEZ, W. Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras 2nd. Rio de janeiro: CDEAD, 2019. TERRA, JDR; BERSSANET, FT. Acreditação hospitalar e seus impactos nas boas práticas em serviços da saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo - 2017;41(1):11-17. TOLOVI JR, J. Por que os programas de qualidade falham? RAE-Revista de Administração de Empresas, vol. 34, n. 6, 1994. VARGAS, M.A.; ALBUQUERQUE, G.L.; ERDMAN, A.L.; RAMOS, F.R;S. Onde (e como) encontramos a qualidade no serviço de enfermagem hospitalar? Rev Bras Enferm, Brasília, v. 60, n. 3, p. 339-43. 2007. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Priorities for patient safety research, 2009. Disponível em: http://www.who.int/patientsafety/research/priorities Acesso em: 11-10-2021pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2637282810250970pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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