PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCeciliano, Joyce Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-12-13T14:10:53Z-
dc.date.available2021-12-13T14:10:53Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2714-
dc.description.abstractObjective: To estimate the weekly energy expenditure of physical education students at different intensities of physical activity and verify whether there is a difference between beginners and seniors and females and males. Method: Cross-sectional descriptive study conducted with 242 students enrolled in the 1st and 8th period of the Physical Education course (2016 to 2020), with 95 beginners and 147 seniors, 154 males and 88 females. The level of physical activity and energy expenditure were estimated based on the International Physical Activity Questionnaire - IPAQ, short version. Results: Significant differences were observed for the duration of moderate activity (p=0.0378), general sum of frequencies (p=0.0324) and general sum of durations (p=0.0098), with higher values for the 1st period. When comparing the sexes, a significant difference was found for the duration of walking, frequency of moderate and vigorous activity, for the overall sum of frequencies and durations of physical activities. There was a significant difference in energy expenditure for all categories, with higher medians for the male group. Conclusions: There was a difference in the overall sum of frequencies, durations and duration of moderate intensity activities for the 1st period. Higher values for walking duration, frequency of moderate and vigorous activity, general sum of frequencies and durations of physical activities, for males. Higher values of energy expenditure in different physical activity intensities in all categories for the male group.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEquivalente metabólicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleDispêndio energético de estudantes de educação física em diferentes níveis de intensidades de atividade físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Anderson Miguel da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1141450793592986pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Estimar o dispêndio energético semanal de alunos de educação física em diferentes intensidades de atividade física e verificar se existe diferença entre os alunos ingressantes e concluintes e o sexo feminino e masculino. Método: Estudo descritivo transversal realizado com 242 estudantes matriculados no 1° e 8° período do curso de Educação Física (2016 a 2020), sendo 95 ingressantes e 147 concluintes, 154 alunos do sexo masculino e 88 do sexo feminino. O nível de atividade física e dispêndio energético foram estimados com base no Questionário Internacional de Atividades Físicas (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ) versão curta. Resultados: Observaram-se diferenças significativas para a duração da atividade moderada (p=0,0378), soma geral das frequências (p=0,0324) e soma geral das durações (p=0,0098), com valores superiores para o 1º período. Na comparação entre os sexos, constatou-se diferença significativa para a duração da caminhada, frequência da atividade moderada e vigorosa, para a soma geral das frequências e das durações das atividades físicas. Observou-se diferença significativa no dispêndio energético para todas as categorias, com medianas superiores para o grupo masculino. Conclusões: Verificou-se diferença na soma geral das frequências, das durações e duração das atividades de intensidade moderada para o 1º período. Valores superiores para a duração da caminhada, frequência da atividade moderada e vigorosa, soma geral das frequências e das durações das atividades físicas, para o sexo masculino. Valore superiores de dispêndio energético nas diferentes intensidades de atividade física em todas as categorias para o grupo masculino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Joyce Ceciliano_RAG.pdf415,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador