PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Victor Augusto-
dc.date.accessioned2021-12-13T14:01:07Z-
dc.date.available2021-12-13T14:01:07Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2708-
dc.description.abstractKarate is one of the oldest sports in the world. It is a fighting style that has characteristics that help in the development of body culture and that has qualities and benefits to strengthen the education, health and socialization of students within society. However, it has not been used as a pedagogical content in most schools. Thus, this study aimed to approach karate as a pedagogical content in the school environment, for the processes of cognitive, motor and cultural development. For the construction of this work, the methodology used was through a literary review, in the line of research in Physical Education, Pedagogical and Social Practices, on the content of struggles in schools and the various pedagogical forms through which they can be applied. Books, dissertations, theses and scientific articles were used, consulted in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, and repositories of universities. As a main result, it is highlighted that the teachers have the understanding that karate, as well as other fighting sports, has health-developing and promoting characteristics. On the other hand, non-application is often due to lack of knowledge or because the fights are associated with violence. Other factors found are related to the way of teaching, the comparison of high-performance sport, whether or not it is a mechanical sport and with other eradicated traditions of hierarchies. The studies analyzed showed great interest from students in the practice of karate, which can be applied in a pedagogical way by physical education teachers and incorporated into the body culture developed at the schools, especially in elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEscolarpt_BR
dc.subjectKaratêpt_BR
dc.titleEsporte de lutas: karatê no ensino fundamental como conteúdo pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873502830926445pt_BR
dc.contributor.referee2Veiga, Thales Gilson Nasser da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450431879381630pt_BR
dc.description.resumoO karatê é um dos esportes mais antigos do mundo. É um estilo de luta que apresenta características que ajudam no desenvolvimento da cultura corporal e que possui qualidades e benefícios para fortalecer a educação, a saúde e a socialização de alunos dentro da sociedade. Entretanto, não vem sendo utilizada como conteúdo pedagógico na maioria das escolas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo abordar o karatê como conteúdo pedagógico no ambiente escolar, para os processos de desenvolvimento cognitivo, motor e cultural. Para construção desse trabalho, a metodologia utilizada foi através de uma revisão literária, na linha de pesquisa em Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais, sobre o conteúdo de lutas nas escolas e as diversas formas pedagógicas através das quais estas podem ser aplicadas. Foram utilizados livros, dissertações, teses e artigos científicos, consultados na Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e repositórios de universidades. Como principal resultado destaca-se que os professores apresentam o entendimento que o karatê, assim como outros esportes de lutas, possui características desenvolvedoras e promotoras de saúde. Por outro lado, a não aplicação, muitas das vezes, se dá por falta de conhecimento ou pelo fato de as lutas serem associadas à violência. Outros fatores encontrados estão relacionados a forma de ensino, a comparação de esporte de alto rendimento, de ser ou não um esporte mecânico e com outras tradições erradicadas de hierarquizações. Os estudos analisados apresentaram grande interesse dos alunos pela prática de karatê, podendo ser aplicada de forma pedagógica pelos professores de educação física, e incorporada na cultura corporal desenvolvida dentro das escolas, principalmente no ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia_Victor_RAG.pdf505,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador