PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lenilson Oliveira Paula-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:54:47Z-
dc.date.available2021-12-10T17:54:47Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2633-
dc.description.abstractBiblical tradition, from the Old to the New Testament, has read the flood narrative sometimes distinct from others similar. The account of the flood becomes a foundation for apocalyptic images, a theme for conversion and as a typology of Baptism. The aim of this course completion work is to investigate how the interpretation of the flood account was carried out within the biblical books. In addition to the bibliographical review on the narrative of the deluge, the reinterpretation methods of the hagiographers and the historical-critical are used to find the reinterpretations and a locus for the writing of the report. The state of the art of research on the narrative of Gen 6-9 is presented to understand the historical context in which the narrative is written and what are the main comments on the account. Afterwards, it seeks to address the reinterpretations of the narrative of the flood within the Old Testament books, which cover three nuances, namely, the state of chaos, the sovereignty of Yahweh and the eschatological. The last part addresses the reinterpretation of the account in the New Testament writings which seek to teach Christians about the divine nature of Jesus from his power over the created nature; about vigilance and constant prayer until Jesus returns; and as a type for Baptism, a bath that washes away all kinds of filth, leading the Christian to acquire an attitude of faith and evangelizing. In summary, Yahweh is able to destroy and rebuild/save his people, until the evening of the final day, since he mercifully intervened in the time of Noah, He interposes during slavery and exile and will always interfere in the history of his people.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelato do dilúviopt_BR
dc.subjectNoé-
dc.subjectReleitura-
dc.subjectBíblia-
dc.subjectTradição Javista-
dc.subjectSacerdotal-
dc.titleAs releituras da narrativa do dilúvio na tradição bíblicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Valmor da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0372-5889pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Mariosan de Sousa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8537-0304pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584957091009002pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Fernando Inácio Peixoto de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8537-0304pt_BR
dc.description.resumoA tradição bíblica, desde o Antigo ao Novo Testamento, leu a narrativa do dilúvio algumas vezes distintas outras similares. O relato do dilúvio torna-se fundamento para imagens apocalípticas, tema para conversão e como tipologia do Batismo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é de investigar como se deu a interpretação do relato do dilúvio dentro dos livros bíblicos. Além da revisão bibliográfica sobre a narrativa do dilúvio, utiliza-se os métodos de releituras dos hagiógrafos e o histórico-crítico para encontrar as reinterpretações e um locus da escrita do relato. Apresenta-se o estado da arte de pesquisa sobre a narrativa de Gn 6-9 para entender o contexto histórico em que a narrativa é escrita e quais os principais comentários sobre o relato. Depois busca-se abordar as releituras da narrativa do dilúvio dentro dos livros veterotestamentários, que percorrem três nuances, a saber, o estado de caos, a soberania de Iahweh e o escatológico. A última parte aborda a reinterpretação do relato nos escritos neotestamentários os quais buscam ensinar aos cristãos sobre a natureza divina de Jesus a partir do seu poderio sobre a natureza criada; sobre a vigilância e a constante oração até o retorno de Jesus; e como tipo para o Batismo, banho que lava toda espécie de imundície, levando o cristão a adquirir uma atitude de fé e evangelizadora. Em síntese, Iahweh é capaz de destruir e reconstruir/salvar o seu povo, até o entardecer do dia final, uma vez que ele com misericórdia interveio no tempo de Noé, Ele irrompe a escravidão e o exílio e sempre interferirá na história do seu povo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6179043000726755pt_BR
dc.degree.graduationTeologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LENILSON TCC.pdf797,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador