PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Jornalismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Lucas Mendes-
dc.date.accessioned2021-12-09T22:09:32Z-
dc.date.available2021-12-09T22:09:32Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2614-
dc.description.abstractSocial issue documentaries with action strategies can model effective citizen responses to behaviors that threaten civic life and inspire creative adaptations. This thought led to the reflection that as documentaries become more and more popular, they also become more significant voices in the media. Therefore, the way to make a documentary, script, as well as its concepts and theories, essential characteristics of the genre, was analyzed. It was approached about human trafficking in Brazil and Goiás, as well as the current laws. For the case study, interviews of the proposed documentary were made and several videos were recorded with victims of human trafficking, Federal Police officer, cameraman who followed the repercussion of the Simone Borges Felipe case and criminal lawyer and human rights defender. The films provide a venue for unheard voices to gain visibility and illuminate social justice issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTráfico de pessoaspt_BR
dc.subjectTrafficking in personspt_BR
dc.subjectWomen-
dc.subjectSexual exploitation-
dc.subjectCrime-
dc.subjectGoiás-
dc.subjectMulheres-
dc.subjectExploração sexual-
dc.titleNão sou mercadoriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Eliani de Fátima Covem-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2310-9936pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9965219223087021pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Ana Paula Neres de Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342411752042913pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Kariny Bianca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7264009108027723pt_BR
dc.description.resumoOs documentários de questões sociais com estratégias de ação podem modelar respostas eficazes dos cidadãos a comportamentos que ameaçam a vida cívica e inspirar adaptações criativas. Este pensamento levou a reflexão de que a medida que os documentários se tornam cada vez mais populares, eles também se tornam vozes mais significativas na mídia. Para tanto foi analisado a forma de se fazer um documentário, roteiro, bem como seus conceitos e teorias, características essenciais do gênero. Foi abordado sobre o tráfico de pessoas no Brasil e em Goiás, bem como as leis vigentes. Para o produto, foram feitas entrevistas do documentário proposto e gravação de vários vídeos com vítimas do tráfico humano, oficial da Polícia Federal, cinegrafista que acompanhou a repercussão do caso Simone Borges Felipe e advogado criminal e defensor de Direitos Humanos. Os filmes oferecem um local para que vozes não ouvidas ganhem visibilidade e iluminem questões de justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, V. M. Tráfico de pessoas e a lei 13.344/2016: O marco regulatório do Tráfico de Pessoas. Jusbrasil. Brasília. 2017. Disponível em: https://margato10.jusbrasil.com.br/ artigos/474235018/trafico-de-pessoas-e-a-lei-13344-2016. Acesso em: 01 nov. 2021. BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgar Teodoro. Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006. BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas. Editora Zahar: Rio de Janeiro. 2005. BENEVIDES, Bruna; NOGUEIRA, Sayonara Naider Bonfim. Dossiê Assassinatos e Violência contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE. 2021. BEZERRA, Claudio. A personagem no documentário de Eduardo Coutinho. São Paulo: Papirus, 2014. BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. The classical Hollywood cinema: film style & mode of prodution to 1960. London: Routledge, 1985. BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA. Análise dos Relatórios dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e dos Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Exercício 2019. Brasília. 2020. Disponível em: https://www.justica.gov.br/sua-protecao/ trafico-de-pessoas/redes-de- enfrentamento/1o-relatorio-semestral-da-rede-de-nucleos-e- -postos. Acesso em: 25 abril 2021. BRASIL. Secretaria Nacional de Justiça. Pesquisa Enafron. Diagnóstico sobre Tráfico de Pessoas nas áreas de Fronteiras. Brasília. 2013. BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Brasília: SNJ, 2008. BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Brasília: SNJ, 2007. BRIANEZI, Thaís. Tráfico de pessoas: mercado de gente. Repórter Brasil – Organização de Comunicação e Projetos Sociais, 2012. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/wp- content/uploads/2015/02/12. cartilha_trafico_spread_WEB.pdf . Acesso em: 01 nov. 2021. CAETANO, Maria do Rosário. Linduarte Noronha é o único autor do roteiro de Aruanda? Revista de Cinema. 2021. Disponível em: http://revistadecinema.com.br/2021/01/linduarte-noronha-e-o-unico-autor-do-roteiro-de- aruanda/ Acesso em: 01 nov. 2021. CATANI, Afrânio Mendes. Política cinematográfica nos anos Collor (1990-1992): um arremedo neoliberal. In: Imagens, Vol. 3, p. 189-198, 1994. CAVALCANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro: Editora Artenova, EMBRAFILME, 1977. CINEMAIS. Revista de cinema e outras questões audiovisuais, n.16, janeiro/fevereiro, 1999. CNJ. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Goiás se mantém como importante polo do tráfico internacional de mulheres. 2016. Disponível em: https://cnj.jusbrasil.com.br/noticias/181710455/goias-se-mantem-como-importante-polo-do- trafico-internacional-de-mulheres. Acesso em: 01 nov. 2021. COLARES, Marcos. Diagnóstico sobre o tráfico de seres humanos: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Brasília: SNJ, 2004. COMPARATO. Da criação ao roteiro. Lisboa: Editora Pergaminho, 1992. CUNHA, R. S. TRF1: Consentimento exclui o crime de tráfico de pessoas. Jurisp. 2019. Disponível em: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2019/09/04/trf1- consentimento-exclui-o-crime-de-trafico-de-pessoas/ Acesso em: 01 nov. 2021. DA-RIN, Sílvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2004. FERNANDES, Beth. LGBT na fronteira Brasil e Venezuela. Um tema (in) visível. Editora Espaço Acadêmico: Goiânia. 2019. GUERALDI, Michelle; DIAS, Joelson. Em busca do éden: tráfico de pessoas e direitos humanos, experiência brasileira. São Paulo: Max Limonad, 2012. HAMPE, Barry. Making documentary films and reality vídeos. New York: Henry Holt and Company, 1997, p. 3. HISTAMAR, 2020. LEAL, Maria Lúcia. Research on Trafficking in Women, Children and Adolescents for Commercial Sexual Exploitation in Brazil. 2001. MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica. Lisboa: Livraria Martins Fontes Editora, sem data. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2008. O’CONNELL, P.J. Robert Drew and the development of cinema verite in America. Carbondale, Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1992. PENAFRIA, Manuela, O filme documentário. História, Identidade, Tecnologia. Lisboa: Edições Cosmos, 2003. PRESTRAF. Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Comercial. Disponível em: https://resourcecentre.savethechildren.se/sites. Acesso em: 01 nov. 2021. PUCCINI, Sérgio. O roteiro de cinema. São Paulo: Martins Fontes, 2012. RABIGER, Michael. Directing the documentary. Boston: Focal Press, 1998. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Senac, 2008. RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A Editora, FAPERJ, 2002. ROSENTHAL, Alan. Writing, directing, and producing documentary films and videos.Carbondale: Southern Illinois University Press, 1996. SANGUERA, Jyoti. Unpacking the trafficking discourse. In: KEMPADOO, Kemala; SANGUERA, Jyoti; PATTANAIK, Bandana. Trafficking and prostitution reconsidered: new perspectives on migration, sex work, and human rights. 2nd ed. Londres: Paradigm Publishers, 2012. p. 3-24. SNJ; UNODC; ASBRAD. Metodologia de recepção e atendimento a mulheres e “trans” possíveis vítimas de tráfico de pessoas no universo de deportadas e inadmitidas recebidas pelo Posto de Atendimento Humanizado aos (às) Migrantes. São Paulo. 2007. SUZUKI, Natalia. Trabalho escravo e gênero. Quem são as trabalhadoras escravas no Brasil? São Paulo: Repórter Brasil. 2020. SWAIN, Dwight V. Film scriptwriting. New York: Hastings House, Publishers, 1976. UNODC. Global Report on Trafficking in Persons 2020. Vienna. 2021. WEEKS, Gregory B.; WEEKS, John R. Irrestible forces: Latin America migration to the United States and its effects on the South. Albuquerque, NM: University of New Mexico Press, 2010.pt_BR
dc.degree.graduationJornalismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS MENDES LIMA.pdfTrabalho escrito que acompanha o produto, filme documentário.728,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DOCUMENTÁRIO Lucas.aviFilme documentário.785,05 MBAVIVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador