PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arqueologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Willian Pereira-
dc.date.accessioned2021-09-28T00:45:34Z-
dc.date.available2021-09-28T00:45:34Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2488-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte rupestre palestina de Goiáspt_BR
dc.subjectTecnologias 3Dpt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectPalestina de Goiáspt_BR
dc.titleRealização de testes em software para vetorização e produção de imagens em 3d de pinturas rupestres do Sítio Arqueológico GO-Cp-16, Palestina de Goiás, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barberi, Maira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123868038750477pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Cristiane Loriza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612537633590707pt_BR
dc.contributor.referee2Rubin, Julio Cezar Rubin de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595290910117337pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou testar aplicabilidade de tecnologias de modelagem de imagens em 3D a partir de fotografias de imagens rupestres do sítio arqueológico GO-Cp-16, localizado no município de Palestina de Goiás, no estado de Goiás, Brasil. Esse sitio foi pesquisado pela equipe do professor Prof. Dr. Pedro Ignácio Schmitz entre as décadas de 1970 e 1980 e atualmente está sob a coordenação da Prof.ª Dr. ª Sibeli Aparecida Viana – Projeto Pré-História de Palestina de Goiás, no âmbito do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia da PUC Goiás. Nosso objetivo é de oferecer subsídios para a análise das figuras rupestres, apoiados nos testes de tratamento de imagens aplicada à arqueologia. Os softwares utilizados para tratamento digital de imagens e produção de modelagens 3D foram o Adobe Illustrator, Autodesk Maya, o Pixologic ZBrush e o Adobe Substance Painter. Os resultados demonstraram que a aplicação dessas tecnologias para esse fim é promissora, já que introduz a profundidade das dimensões espaciais e permite a manipulação dinâmica das formas produzidas, alterando e ampliando os resultados inicialmente obtidos para as mesmas figuras analisadas apenas sob a perspectiva bidimensional. Estes resultados podem contribuir para a análise das imagens e também para a divulgação e consequentemente preservação da arte rupestre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationArqueologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Willian Pereira Leal - 20-09-21 - FINAL Pós-Defesa.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador