Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leal, Willian Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T00:45:34Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T00:45:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2488 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte rupestre Palestina de Goiás | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias 3D | pt_BR |
dc.subject | Modelagem 3D | pt_BR |
dc.subject | Palestina de Goiás | pt_BR |
dc.title | Realização de testes em software para vetorização e produção de imagens em 3d de pinturas rupestres do Sítio Arqueológico GO-Cp-16, Palestina de Goiás, Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barberi, Maira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7123868038750477 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dantas, Cristiane Loriza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8612537633590707 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rubin, Julio Cezar Rubin de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4595290910117337 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou testar aplicabilidade de tecnologias de modelagem de imagens em 3D a partir de fotografias de imagens rupestres do sítio arqueológico GO-Cp-16, localizado no município de Palestina de Goiás, no estado de Goiás, Brasil. Esse sitio foi pesquisado pela equipe do professor Prof. Dr. Pedro Ignácio Schmitz entre as décadas de 1970 e 1980 e atualmente está sob a coordenação da Prof.ª Dr. ª Sibeli Aparecida Viana – Projeto Pré-História de Palestina de Goiás, no âmbito do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia da PUC Goiás. Nosso objetivo é de oferecer subsídios para a análise das figuras rupestres, apoiados nos testes de tratamento de imagens aplicada à arqueologia. Os softwares utilizados para tratamento digital de imagens e produção de modelagens 3D foram o Adobe Illustrator, Autodesk Maya, o Pixologic ZBrush e o Adobe Substance Painter. Os resultados demonstraram que a aplicação dessas tecnologias para esse fim é promissora, já que introduz a profundidade das dimensões espaciais e permite a manipulação dinâmica das formas produzidas, alterando e ampliando os resultados inicialmente obtidos para as mesmas figuras analisadas apenas sob a perspectiva bidimensional. Estes resultados podem contribuir para a análise das imagens e também para a divulgação e consequentemente preservação da arte rupestre. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Willian Pereira Leal - 20-09-21 - FINAL Pós-Defesa.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador