PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorSantos, Gabriell Fernando Mendanha-
dc.date.accessioned2020-12-09T13:11:17Z-
dc.date.available2020-12-09T13:11:17Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/244-
dc.description.abstractThis work has the theme of identifying issues related to sleep quality, related to professionals who have tasks at alternate times and days, but particularly, in the case of commercial aviation crews who perform night and long-haul flights. It is necessary to analyze the problems resulting from the quality of sleep or the lack of it, seeking to define the main negative points in the task of the professional who fulfills flight schedules. Starting from a basic research, which aims to raise initial data to guide a hypothesis, in this case is to rest, and more data available in documents, publications and scientific articles that identify points of view that supports the study and related phenomena. Among the specialists who bring contributions, one can identify Vasconcelos and Milagres that describe elements about human fatigue; as well as Thais Szego's research, about the results on the lack of sleep and demonstrate its damage, mainly on the person's reflexes, and the results are similar to those intoxicated (drunk) people. When speaking of failure in the reflexes of pilots, a situation is enunciated to be resolved, since such professionals are required to have their best reflexes for the fulfillment of their activity, particularly in borderline situations, which can occur at any time. Thus, if it identifies areas at risk to human life, it is the responsibility of companies and flight professionals, as it is a fact that the error is liable to humans and that they will certainly be enhanced when in a state of drowsiness. Finally, the importance of work schedules and physiological rest can and should be reviewed for the safety of life.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectEscala de voopt_BR
dc.subjectTripulaçõespt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.titleAs limitações e malefícios causados pela privação do sono na tripulação aéreapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Roberpaulo Anacleto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716596406151624pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar questões relacionadas à qualidade do sono, referente aos profissionais que tenham tarefas em horários e dias alternados, mas particularmente, ao caso dos tripulantes da aviação comercial que cumpram voos noturnos e de longo curso. Analisou-se os problemas decorrentes da qualidade do sono ou da falta dele, buscando definir os principais pontos negativos na tarefa do profissional que cumpre escalas de voo. Esta pesquisa é de natureza básica e visou levantar dados iniciais para orientar uma hipótese, ao descanso da tripulação aérea, disponível em documentos, publicações e artigos científicos que identifiquem pontos de vista que ofereçam suporte ao estudo para comunidade aeronáutica. Um dos especialistas que trazem contribuição, pode-se identificar Vasconcelos e Milagres que descrevem elementos sobre a fadiga humana; assim como a pesquisa de Thais Szego (2018), que sugere resultados sobre a falta do sono e demonstra danos, principalmente nos reflexos do indivíduo, sugerindo resultados semelhantes aos de pesquisas com pessoas embriagadas. Ao se falar de falha nos reflexos de pilotos, se descreve uma situação a ser resolvida, pois tais profissionais necessitam de seus melhores reflexos para o cumprimento de sua atividade, em particular, em situações limítrofes e imprevisíveis. Assim, se identifica áreas de risco para a vida humana, deixa visível a responsabilidade das empresas e dos profissionais de voo, pois é fato que o erro é passível para os humanos e são potencializados em estados de sonolência. Sugere-se a importância das escalas de trabalho e o descanso fisiológico podem e devem ser revistas para a segurança da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776828863265185pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
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