PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorVieira, Belmiro Antonio Gomes-
dc.date.accessioned2020-12-09T11:59:27Z-
dc.date.available2020-12-09T11:59:27Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/239-
dc.description.abstractThis study was designed to demonstrate the Electronic Flight Bags (EFB) benefits for both pilots and air operators. The theme analysis is justified considering that the printed papers use has become outdated in contemporary society and polluting, thus, can be replaced by electronic devices, especially in aircraft. The study also considered the high costs annually supported by companies with the physical documents, resources these that would serve to boost investment in electronic devices. Such equipment appeared initially on tablets and, later, were also installed in aircraft cockpits, with high acceptance in the cabin development process. It has also become a tool for redundancy and flight support, contributing for a safer and more efficient operation, in addition to the reduction of environmental impact. The research also highlighted the challenges faced during the introduction of EFB related to the flaws presented in its first versions. The types and classifications of electronic devices were also discussed from the bibliographic examination consisted in aeronautical documents and publications, which legitimize its use in aircraft. To illustrate its practical applicability, the brazilian company Latam was chosen, pointing out how the company’s pilot training is carried out and what are the steps and time necessary for the technical crew’s qualification to use these electronic devices on flights. Finally, some monetary figure saved by certain companies, after the adoption of electronic devices, were exposed, and values of reducing CO2 emissions into the atmosphere were showed, in attendance to the sustainable development of activity.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletronic flight bagpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectTipos e classificaçõespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de aviônicospt_BR
dc.subjectSegurança e eficáciapt_BR
dc.titleEletronic flight bags como parte do desenvolvimento nos cenários de cockpitpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Fiaco, Reinaldo Moreira Del-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953285578906686pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi elaborada com o fito de demonstrar os benefícios dos Electronic Flight Bags (EFB) tanto para os pilotos quanto para as operadoras aéreas. A exploração do tema se justifica em virtude de que o uso de papéis físicos/impressos tem se tornado antiquado na sociedade contemporânea, além de poluente, podendo ser substituído por dispositivos eletrônicos, especialmente em aeronaves. O estudo ainda considerou os altos custos suportados anualmente pelas empresas com a utilização de documentos físicos, recursos estes que serviriam de impulso ao investimento em dispositivos eletrônicos. Tais equipamentos surgiram em tablets e, posteriormente, foram também instalados em cockpits das aeronaves, com alta aceitação no processo de desenvolvimento das cabines. Tornou-se, ainda, uma ferramenta de redundância e apoio ao voo, permitindo uma operação mais segura e eficaz, além de contribuir para a redução do impacto ambiental. A pesquisa destacou, ainda, os desafios na introdução dos EFB relacionados às falhas que apresentavam em suas primeiras versões. Além disso, discorreu-se sobre os tipos e classificações dos dispositivos eletrônicos a partir do exame bibliográfico de documentos e publicações aeronáuticas, legitimando o seu uso nas aeronaves. Para ilustrar sua aplicabilidade prática, elegeu-se, no cenário nacional, a empresa Latam, pontuando como é feito o treinamento dos pilotos na companhia e quais são as etapas e o tempo necessários à qualificação dos tripulantes técnicos para o uso desses dispositivos eletrônicos em voos. Por fim, foram expostas algumas cifras economizadas por determinadas companhias com a adoção dos dispositivos eletrônicos, além de evidenciar os valores de redução da emissão de CO2 na atmosfera, em observância ao desenvolvimento sustentável da atividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
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