PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Tatiele da Silva-
dc.creatorSantos, Glianny Gleicy Fernandes-
dc.date.accessioned2021-06-29T00:10:34Z-
dc.date.available2021-06-29T00:10:34Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2356-
dc.description.abstractTo understand the challenges faced in online classes by university students with hearing impairment, raise a discussion about the effectiveness of remote classes for students with deafness. Address the negative aspects for possible future improvements in virtual classes. Methods: This is a literature review and cross-sectional subject. The sites used to do the searches are Scielo (Scientific Library Online) and Google Scholar, the time was indefinite. Results: Seven articles related to the topic were selected. According to the data collected, the great difficulty that deaf students had in face-to-face classes can be seen, as in the interaction between hearing and non-hearing people, which in fact intensified with the arrival of the pandemic, increasing the challenges for these students in classes online. Conclusion: Covid-19 brought challenges for deaf students to face in remote classes, such as failures and interruptions on the internet, difficulties in understanding what the teacher is saying, cameras turned off, interaction between classmates and teachers remained smaller, requiring a forced adaptation of all. It is noticeable that people who have deafness need to be included both in face-to-face classes and in remote classes, with adequate and quality care.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleA acessibilidade de alunos com surdez no ensino superior, durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe accessibility of deaf students in higher education, during the covid-19 pandemypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sandra de Freitas Paniago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lucy Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.description.resumoCompreender os desafios enfrentados no ensino remoto pelos universitários com deficiência auditiva. Especificamente pretendeu-se levantar uma discussão sobre a efetividade das aulas remotas para alunos com surdez e abordar os aspectos negativos para possíveis melhorias futuras nessa modalidade de ensino. Métodos: Trata-se de uma Revisão Bibliográfica com abordagem qualitativa. Os sites utilizados para fazer as buscas foram Scielo (Scientific Library Online) Scielo; Bireme e Lilacs, sem delimitação temporal. Resultados: Foram selecionados sete artigos relacionados ao tema. De acordo com os dados coletados percebe-se que a pandemia do Covid-19 trouxe desafios para os alunos surdos enfrentarem nas aulas remotas, como acontece com as falhas e interrupções na internet, dificuldades de compreensão do que o professor está pronunciando, câmeras desligadas, a interação entre colegas de classe e com professores ficou menor, exigindo de todos uma adaptação forçada. Conclusão: A grande dificuldade que alunos com surdez tinham em aulas presenciais, como na interação entre ouvintes e não ouvintes, se intensificou com a chegada da pandemia, aumentando os desafios para esses estudantes no ensino remoto. É perceptível que as pessoas que têm surdez precisam ser incluídas tanto em aulas presenciais como em aulas remotas, com assistência adequada e com qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016828290132212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132812894224945pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Glianny e Tatiele TCC 2021.pdf223,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador