Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Tatiele da Silva | - |
dc.creator | Santos, Glianny Gleicy Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T00:10:34Z | - |
dc.date.available | 2021-06-29T00:10:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2356 | - |
dc.description.abstract | To understand the challenges faced in online classes by university students with hearing impairment, raise a discussion about the effectiveness of remote classes for students with deafness. Address the negative aspects for possible future improvements in virtual classes. Methods: This is a literature review and cross-sectional subject. The sites used to do the searches are Scielo (Scientific Library Online) and Google Scholar, the time was indefinite. Results: Seven articles related to the topic were selected. According to the data collected, the great difficulty that deaf students had in face-to-face classes can be seen, as in the interaction between hearing and non-hearing people, which in fact intensified with the arrival of the pandemic, increasing the challenges for these students in classes online. Conclusion: Covid-19 brought challenges for deaf students to face in remote classes, such as failures and interruptions on the internet, difficulties in understanding what the teacher is saying, cameras turned off, interaction between classmates and teachers remained smaller, requiring a forced adaptation of all. It is noticeable that people who have deafness need to be included both in face-to-face classes and in remote classes, with adequate and quality care. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Aluno surdo | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Deaf student | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | A acessibilidade de alunos com surdez no ensino superior, durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | The accessibility of deaf students in higher education, during the covid-19 pandemy | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Sandra de Freitas Paniago | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7724891897580919 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Eliana Souza da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6090340341501404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Lucy Jane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3264813553791571 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender os desafios enfrentados no ensino remoto pelos universitários com deficiência auditiva. Especificamente pretendeu-se levantar uma discussão sobre a efetividade das aulas remotas para alunos com surdez e abordar os aspectos negativos para possíveis melhorias futuras nessa modalidade de ensino. Métodos: Trata-se de uma Revisão Bibliográfica com abordagem qualitativa. Os sites utilizados para fazer as buscas foram Scielo (Scientific Library Online) Scielo; Bireme e Lilacs, sem delimitação temporal. Resultados: Foram selecionados sete artigos relacionados ao tema. De acordo com os dados coletados percebe-se que a pandemia do Covid-19 trouxe desafios para os alunos surdos enfrentarem nas aulas remotas, como acontece com as falhas e interrupções na internet, dificuldades de compreensão do que o professor está pronunciando, câmeras desligadas, a interação entre colegas de classe e com professores ficou menor, exigindo de todos uma adaptação forçada. Conclusão: A grande dificuldade que alunos com surdez tinham em aulas presenciais, como na interação entre ouvintes e não ouvintes, se intensificou com a chegada da pandemia, aumentando os desafios para esses estudantes no ensino remoto. É perceptível que as pessoas que têm surdez precisam ser incluídas tanto em aulas presenciais como em aulas remotas, com assistência adequada e com qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1016828290132212 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4132812894224945 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Glianny e Tatiele TCC 2021.pdf | 223,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador