Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Jeniffer Lorrana de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T23:08:10Z | - |
dc.date.available | 2021-06-28T23:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2350 | - |
dc.description.abstract | Environmental education has become one of the school's goals, seeking to preserve and maintain the environment in the future, it is not possible to educate without meaning, therefore, green areas become important within the school space. They are the vegetable garden, the garden, the patios and other environments within the school. The green area provides an emancipatory education. Students use this space as a classroom, where they can have practical classes, learn about maintenance and care, as well as deepen their knowledge of natural sciences and biology. Goiânia has several schools with different spaces, the aim of this study was to analyze the existence, contributions and use of such areas, as well as their educational importance. The evaluations and the quality of the green area were analyzed through a closed questionnaire on the Google Forms platform. The schools were selected at random, among them the environmental importance within the school environment and its use can be seen: external classroom, laboratory, socialization place, meeting and others. Concluding that, the school space must be planned by the coordination and direction, its use must be stimulated, being offered courses to the teachers for the best use of these areas. Its importance goes beyond aesthetics, in addition to providing well-being for students, it becomes a space for active education, when used correctly. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | - |
dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
dc.subject | Aulas práticas | - |
dc.subject | Escola verde | - |
dc.title | Importância da área verde em escolas, no município de Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lemos, José Wellington Gomes da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647954617871989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morais, Maria Vilma de Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7255039743674220 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lins, Ana Maria da Silva Curado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223289001247603 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação ambiental se tornou um dos objetivos da escola, buscando que no futuro haja a preservação e manutenção do meio ambiente, não é possível educar sem que haja significado, por isso, as áreas verdes se tornam importante dentro do espaço escolar. São elas a horta, jardim, pátios e outros ambientes dentro da escola. A área verde, proporciona uma educação emancipadora. O aluno usa esse espaço como sala de aula, onde pode ter aulas práticas, aprendendo sobre manutenção e cuidado, tão como, aprofundar seus conhecimentos das ciências naturais e biologia. Goiânia, possui diversas escolas com diferentes espaços, o objetivo desse estudo foi analisar a existência, contribuições e uso de tais áreas, tão como, sua importância educacional. Foram analisadas as classificações e qualidade da área verde, através de um questionário fechado na plataforma Forms do Google. As escolas foram selecionadas de modo aleatório, dentre elas pode-se perceber a importância ambiental dentro do ambiente escolar e seu uso: sala de aula externa, laboratório, local de socialização, encontro e outros. Concluindo-se que, o espaço escolar deve ser planejado pela coordenação e direção, seu uso deve ser estimulado, sendo ofertado cursos aos professores para a melhor utilização dessas áreas. Sua importância vai além do estético, além de proporcionar bem-estar nos educandos, se torna um espaço de educação ativa, quando, usado de forma correta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Agrárias e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA JENIFFER LORRANA DE ALMEIDA 1.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador