PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Jeniffer Lorrana de-
dc.date.accessioned2021-06-28T23:08:10Z-
dc.date.available2021-06-28T23:08:10Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2350-
dc.description.abstractEnvironmental education has become one of the school's goals, seeking to preserve and maintain the environment in the future, it is not possible to educate without meaning, therefore, green areas become important within the school space. They are the vegetable garden, the garden, the patios and other environments within the school. The green area provides an emancipatory education. Students use this space as a classroom, where they can have practical classes, learn about maintenance and care, as well as deepen their knowledge of natural sciences and biology. Goiânia has several schools with different spaces, the aim of this study was to analyze the existence, contributions and use of such areas, as well as their educational importance. The evaluations and the quality of the green area were analyzed through a closed questionnaire on the Google Forms platform. The schools were selected at random, among them the environmental importance within the school environment and its use can be seen: external classroom, laboratory, socialization place, meeting and others. Concluding that, the school space must be planned by the coordination and direction, its use must be stimulated, being offered courses to the teachers for the best use of these areas. Its importance goes beyond aesthetics, in addition to providing well-being for students, it becomes a space for active education, when used correctly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambiental-
dc.subjectInterdisciplinaridade-
dc.subjectAulas práticas-
dc.subjectEscola verde-
dc.titleImportância da área verde em escolas, no município de Goiâniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, José Wellington Gomes da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647954617871989pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Maria Vilma de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255039743674220pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Ana Maria da Silva Curado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223289001247603pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental se tornou um dos objetivos da escola, buscando que no futuro haja a preservação e manutenção do meio ambiente, não é possível educar sem que haja significado, por isso, as áreas verdes se tornam importante dentro do espaço escolar. São elas a horta, jardim, pátios e outros ambientes dentro da escola. A área verde, proporciona uma educação emancipadora. O aluno usa esse espaço como sala de aula, onde pode ter aulas práticas, aprendendo sobre manutenção e cuidado, tão como, aprofundar seus conhecimentos das ciências naturais e biologia. Goiânia, possui diversas escolas com diferentes espaços, o objetivo desse estudo foi analisar a existência, contribuições e uso de tais áreas, tão como, sua importância educacional. Foram analisadas as classificações e qualidade da área verde, através de um questionário fechado na plataforma Forms do Google. As escolas foram selecionadas de modo aleatório, dentre elas pode-se perceber a importância ambiental dentro do ambiente escolar e seu uso: sala de aula externa, laboratório, local de socialização, encontro e outros. Concluindo-se que, o espaço escolar deve ser planejado pela coordenação e direção, seu uso deve ser estimulado, sendo ofertado cursos aos professores para a melhor utilização dessas áreas. Sua importância vai além do estético, além de proporcionar bem-estar nos educandos, se torna um espaço de educação ativa, quando, usado de forma correta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA JENIFFER LORRANA DE ALMEIDA 1.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador