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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/226
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CFIT: meteorologia adversa e fatores humanos |
Autor(es): | Fernandes, André Faria Santos |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Andréluiz da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bukzem, Salmen Chaquip |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Nagi Hanna Salm |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender e analisar o acidente de voo controlado em direção ao terreno, conhecido como CFIT, evidenciando quais são os principais fatores contribuintes e os mais recorrentes nesse tipo de evento. Nesse sentido, observa-se que as condições meteorológicas adversas associadas a violações de procedimentos previstos estão presentes em grande parte dos casos de CFIT. Também procura-se explicar os mecanismos envolvidos na orientação espacial até a sua degradação para a desorientação espacial e o grande risco que esta traz para o aeronauta. Dessa maneira, a importância de manter uma saúde física e mental deve ser enfatizada, respeitando-se os limites fisiológicos dos nossos sistemas de orientação, lançando mão dos instrumentos disponíveis para redução dos riscos de acidentes. Nesse sentido, a evolução tecnológica disponibilizou ao piloto uma gama recursos de proteção ao voo, de modo a contribuir com os números de acidentes aeronáuticos, recursos estes que não devem ser negligenciados pelos pilotos. A metodologia utilizada no estudo é de caráter exploratória e explicativa. Os dados que o embasam foram obtidos em fontes oficiais de órgãos de investigação de acidentes aeronáuticos, agências reguladoras da aviação civil, artigos científicos, livros e revistas. A abordagem do trabalho é qualitativa com o intuito de demonstrar como o elemento humano é a parte mais frágil dentro do sistema aeronáutico e que o acidente do tipo CFIT acontece por uma sucessão de erros e violações do piloto. Além disso, serão analisados dois acidentes aeronáuticos da aviação geral, de causas semelhantes, com o fito de reforçar a atenção da comunidade aeronáutica para o risco do CFIT, acerca de qual o cenário em que ele acontece e quais medidas preventivas podem ser adotadas para manter a segurança operacional em um nível aceitável. |
Abstract: | This paper has the purpose to understand and analyze controlled flight into terrain accident, also known as CFIT, showing which are the main and predominating contributing factors for this type of accident. In that meaning, adverse weather conditions associated with procedure violation are intimate in most of CFIT cases. Therefore, the research aims to explain the mechanisms related to spatial orientation till its deterioration in spatial disorientation and the hazards to flight crew. Thus, it is important that mental and physical healthy are emphasized, respecting the physiological limits of orientation systems, using all the instruments technologies available to maintain the accidents hazards in a low level. In that sense, the technological evolution allowed pilots to use a good amount of resources for flight protection reducing the numbers of aeronautical accidents. The methodology used s exploratory and explanatory ones. Data supporting the article was collected in official sources of aeronautical accidents investigation, civil aviation agencies, scientific articles, books and magazines. Also, the article demonstrates how liveware element is the most vulnerable part of the entire chain and that CFIT type of accident happens due to a sequence of errors and violations by the pilot in command. Additionally, it will be analyzed two aeronautical accidents in general aviation with similar causes in order to strengthen the community to CFIT threats, what is the common scenario and which safety recommendations can be adopted to sustain an acceptable level of operational safety. |
Palavras-chave: | Fatores humanos Acidente Meteorologia adversa CFIT Segurança operacional |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Gestão e Negócios |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/226 |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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