PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2266
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lesões musculoesqueléticas em bailarinos
Autor(es): Monteiro, Marcella Beatriz
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Lia Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: As lesões musculoesqueléticas frequentemente afetam os bailarinos, que estão sempre na busca de executar os melhores passos, e sempre a superar os seus limites, e para isso acabam se lesionando não dando a devida atenção ao tratamento de suas lesões. Objetivo: Investigar quais são as principais lesões que mais acometem os bailarinos, quais são os lugares que são comumente afetados. Metodologia: A busca foi dirigida Medical Literature Analysis and Retriavel System Online (MedLine), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO).A pesquisa foi realizada de agosto de 2019 até março 2021. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram selecionados 25 artigos, dos quais relatam as lesões comumente encontradas nos bailarinos, sendo que as lesões em ombro são citadas em um artigo, cervical em dois artigos, tronco – coluna lombar em quatro artigos, musculoesqueléticas em dez artigos, quadril em quatro artigos, coxa em cinco artigos, joelho em nove artigos, tornozelo em dez artigos, treinos excessivos em dez artigos. As possíveis causas que ocasionam estas lesões devido ao alto padrão de perfeccionismo que lhe são impostos, o bailarino não consegue entender que a dor não é algo que possa ser considerado normal. Conclusão: Conclui- se que as lesões mais encontradas são em membros inferiores, mais específicas em tornozelo e o afastamento dos palcos ocorre devido a negligência em se afastar dos palcos para realizar o tratamento adequado.
Palavras-chave: Lesões da dança e fisioterapia
Lesões musculoesqueléticas na dança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2266
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Marcela Beatriz Monteiro.pdf339,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador