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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Isabela Lôbo da | - |
dc.creator | Oliveira, Lisa Araújo Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T13:46:02Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T13:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2195 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.subject | Faculdades de medicina | pt_BR |
dc.subject | Síndrome da fadiga crônica | pt_BR |
dc.title | A fadiga e suas manifestações em estudantes de medicina: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Rogério José de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5504604536035282 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915397492724544 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borges, Leonardo Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8153436057725516 | pt_BR |
dc.description.resumo | A fadiga é um agravo a saúde silencioso e muita das vezes confundido com um simples cansaço, que vem acometendo os estudantes de medicina. Este estudo tem por objetivo analisar a influência da fadiga e suas manifestações em estudantes de medicina através de uma revisão integrativa da literatura científica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura científica. Foram usadas as bases de dados do PubMed e da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), sendo incluídos artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020, obtendo uma amostra final de 10 artigos para serem avaliados. Os achados demonstraram que o sono prejudicado exerce influência significativa sobre a fadiga e que acadêmicos de medicina em geral possuem uma má qualidade de sono. A maioria dos estudos não obteve diferença significativa entre os gêneros, mas alguns encontraram prevalência de fadiga no gênero feminino. Observou-se também a influência da luz azul como fator prejudicial da qualidade do sono e, consequentemente, da fadiga. Como fatores causais, também foi encontrado que durante o curso de medicina a fadiga pode ocorrer devido a feedbacks negativos e como consequência de experiências negativas vivenciadas pelo estudante, o que afetaria inclusive sua satisfação com o trabalho. Ainda, foi demonstrado por outro estudo que a fadiga sem privação de sono afeta e compromete a memória clínica a curto prazo dos alunos de graduação. Identificou-se que os acadêmicos de medicina, mesmo vivenciando esse sintoma, tinham dificuldade em compreender e caracterizar a fadiga. A fadiga é um sintoma frequente e prejudicial entre estudantes de medicina. Foi encontrada relação entre uma qualidade de sono insatisfatória e a presença de fadiga entre os acadêmicos avaliados na maioria dos estudos analisados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
dc.relation.references | 1. Bergmann C, Muth T, Loerbroks A. Medical students' perceptions of stress due to academic studies and its interrelationships with other domains of life: a qualitative study. Med Educ Online. 2019;24(1):1603526. 2. Zeng W, Chen R, Wang X, Zhang Q, Deng W. Prevalence of mental health problems among medical students in China: A meta-analysis. Medicine (United States). 2019;98(18). 3. Prasad L, Varrey A, Sisti G. Medical Students' Stress Levels and Sense of Well Being after Six Weeks of Yoga and Meditation. Evid Based Complement Alternat Med. 2016;9251849. 4. Diniz LR, Balsamo S, Souza TY, Muniz LF, Martins WR, Mota LMH. Mensuração da fadiga com múltiplos instrumentos em uma coorte brasileira de pacientes com artrite reumatoide em fase inicial. Rev. Bras. Reumatol. 2017;57(5):431-7. 5. Gouveia VV, Oliveira GF de, Mendes LA de C, Souza LEC de, Cavalcanti TM, Melo RLP de. Escala de avaliação da fadiga: adaptação para profissionais da saúde. Rev Psicol Organ e Trab. 2015;15(3):246–56. 6. Amaducci CM, Mota DDFC, Pimenta CAM. Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP. 2010;44(4):1052-8. 7. Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1):102-6. 8. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;21;6(7):e1000097. 9. Flindall IR, Leff DR, Pucks N, Sugden C, Darzi A. The preservation of cued recall in the acute mentally fatigued state: a randomised crossover study. World J Surg. 2016;40(1):56-65. 10. Stenhoff AL, Sadreddini S, Peters S, Wearden A. Understanding medical students’ views of chronic fatigue syndrome: a qualitative study. J Health Psychol. 2015;20(2):198–209. 11. Tucker T, Bouvette M, Daly S, Grassau P. Finding the sweet spot: Developing, implementing and evaluating a burn out and compassion fatigue intervention for third year medical trainees. Eval Program Plann. 2017;65:106-112. 12. Ayala EE, Berry R, Winseman JS, Mason HR. A cross-sectional snapshot of sleep quality and quantity among US medical students. Acad Psychiatry. 2017;41(5):664-8. 13. Gonçalves TC, Leitão EF, Zorzo TP, Assis TAL, Santana VVRS. A saúde mental do estudante de medicina: uma análise durante a graduação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2018;5(11):97-106. 14. Barrett M, Georgoff P, Matusko N, Leininger L, Reddy RM, Sandhu G, et al. The effects of feedback fatigue and sex disparities in medical student feedback assessed using a minute feedback system. J Surg Educ. 2018;75(5):1245-9. 15. Abdali N, Nobahar M, Ghorbani R. Evaluation of emotional intelligence, sleep quality, and fatigue among Iranian medical, nursing, and paramedical students: a cross-sectional study. Qatar Med J. 2019;13(3):15. 16. Jniene A, Errguig L, El Hangouche AJ, Rkain H, Aboudrar S, El Ftouh M, et al. Perception of sleep disturbances due to bedtime use of blue light-emitting devices and its impact on habits and sleep quality among young medical students. Biomed Res Int. 2019;2019:14–8. 17. Vyas KS, Stratton TD, Soares NS. Sources of medical student stress. Education for Health: Change in Learning and Practice, 2017;30(3):232–5. 18. Vaz ALL, Gléria VO, Bastos CFC, Sousa IF, Silva AMTC, Almeida RJ. fatores associados aos níveis de fadiga e sonolência excessiva diurna em estudantes do internato de um curso de medicina. Rev Bras Educ Med. 2020;44(1), e011. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Medicina | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
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