PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Zahava Emanuele Alvarenga-
dc.date.accessioned2021-06-25T01:20:14Z-
dc.date.available2021-06-25T01:20:14Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2182-
dc.description.abstractThe American film industry is focused on entertainment, in which its media work with values and represent the lifestyles of their home country. These types of values can shape a child's developmental process when aimed at a child audience. Thus, the objective of the work is to identify the ways in which American values are implemented in their narratives. From this angle, a comparative qualitative case study is made between two Disney Channel programs aimed at children, “Sofia, the first” (2012), and “Vampirina” (2017). To also understand how such values converse with children, through their narratives. This monograph works with concepts and definitions of soft power and cultural industry, and how these are found in practice to relate to the American film industry. The research also relates to the child's formation process during early childhood, and what can happen when contacting the media early on. It is observed in this work the process of formation and expansion of the film industry, to the point of becoming one of the most influential industries in the United States, together with Disney, one of the largest studios in this industry. Thus, through this study, it is possible to perceive the types of content and values that are inserted in the American film industry, in the context aimed at children. Thus, it understands that Disney is a strong representative of the cultural industry and an instrument of soft power, in which its narratives establish standards of life and behavior related to American culture and identity.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectIndústria cultural-
dc.subjectDisney Channel-
dc.subjectPrimeira infância-
dc.subjectPrincesinha Sofia-
dc.subjectVampirina-
dc.subjectCultural industry-
dc.subjectSofia, the first-
dc.subjectVampirina-
dc.subjectEarly childhood-
dc.titleA influência da indústria cinematográfica estadunidense sobre a socialização infantil: um estudo comparado da programação do Disney Channelpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the American cinematographic industry on children's socialization: a comparative study of Disney Channel programmingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Okado, Giovanni Hideki Chinaglia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578630041693229pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Aline Tereza Borghi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5702-747Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4419147008535997pt_BR
dc.contributor.referee2Pietrafesa, Pedro Araújo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0542-4753pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4048337427692081pt_BR
dc.description.resumoA indústria cinematográfica estadunidense é voltada para o entretenimento, em que suas mídias trabalham com valores e representam estilos de vida de seu país de origem. Estes tipos de valores podem moldar o processo de desenvolvimento de uma criança, quando voltados para o público infantil. Desta forma, o objetivo do trabalho é identificar de que forma os valores estadunidenses são implementados em suas narrativas. Sob este ângulo é feito um estudo de caso comparado qualitativo entre dois programas da Disney Channel voltados para o público infantil, “Princesinha Sofia” (2012), e “Vampirina” (2017). Para também compreender como tais valores conversam com o público infantil, através de suas narrativas. Esta monografia trabalha com conceitos e definições de soft power e indústria cultural, e como estes se encontram na prática ao se relacionarem com a indústria cinematográfica estadunidense. A pesquisa também se relaciona com o processo de formação da criança durante a primeira infância, e o que pode ocorrer ao entrar em contato com a mídia logo cedo. Observa-se neste trabalho o processo de formação e expansão da indústria cinematográfica, ao ponto de se tornar uma das indústrias mais influentes dos Estados Unidos, junto com a Disney, um dos maiores estúdios desta indústria. Desta forma, por meio deste estudo, percebe-se os tipos de conteúdo e valores que são inseridos na indústria cinematográfica estadunidense, no contexto voltado para o público infantil. Assim compreende que a Disney é um forte representante da indústria cultural, e um instrumento de soft power, em que suas narrativas estabelecem padrões de vida e comportamentos relacionados à cultura e identidade estadunidense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA II._ZAHAVA EMANUELE ALVA.pdf583,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador