PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Júlia de Queiroz e-
dc.date.accessioned2021-06-24T22:25:18Z-
dc.date.available2021-06-24T22:25:18Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2172-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovem infratorpt_BR
dc.subjectReinserção socialpt_BR
dc.subjectCentro socioeducativo-
dc.subjectYoung offender-
dc.subjectSocial reinsertion-
dc.subjectSocio-educational center-
dc.titleHumanizar: centro sócio educativo de reinserção social do jovem infrator - Goiânia-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Denise Pacheco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049554916548511pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Fernando Henrique Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168301334927417pt_BR
dc.contributor.referee2Pastore, Isabel Barêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6977777422357238pt_BR
dc.contributor.referee3Manso, Celina Fernandes Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802136952462377pt_BR
dc.description.resumoÉ irrefutável o fato de que o sistema penitenciário do Brasil é falho. Quando se trata dos menores infratores, o que deveria ser um local de educação e reabilitação social, se torna, na grande maioria das vezes, uma verdadeira escola do crime. Em Goiás, grande parte dos menores detidos não retornam para a sociedade com a devida reeducação. É nesse cenário que se torna indispensável uma alternativa com o intuito de garantir a reinserção social desses jovens de forma mais humana. Sendo assim, o Centro socioeducativo de reinserção social do jovem infrator terá um papel fundamental nessa reintegração. O projeto conta com atividades educativas, físicas, sociais e cursos técnicos a fim de assegurar a reeducação e uma oportunidade no mercado de trabalho. A ressocialização de forma mais humanizada garantirá um futuro melhor tanto para os jovens e suas famílias, quanto para o Estado e, consequentemente, o país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Artes e Arquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
dc.relation.references• MORAIS, Bruno. A evolução histórica do sistema prisional e a Penitenciária do Estado de São Paulo. Revista Liberdades. São Paulo: Numero 11. 22. Setembro, 2012. • VASCONCELOS, Renata Thaís Bomm. Humanização de ambientes hospitalares características arquitetônicas responsáveis pela integração interior/exterior 2004. 177 p. il. color. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 2004. • BRASÍLIA. Secretaria Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude. Mapa do encarceramento os jovens do Brasil. Brasília: 2015. • BENELLI, S.J. Foucault e a prisão como modelo institucional da sociedade disciplinar. In: A lógica da internação instituições totais e disciplinares (des)educativas [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014. • MENDES, Pedro. Processo de Ressocialização e Convívio Interno: um olhar pela disciplina aplicada numa prisão. 132 p. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Outubro, 2017. • CORDEIRO, Suzann. Arquitetura penitenciária a evolução do espaço inimigo. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/ 05 059 480>. Acesso em: 03 set. 2020. • OLIVEIRA, Fernanda. O modelo penitenciário do século XIX. 2014. 14 p. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora: 2014. • MUSIAL, Marcos. O jovem infrator e o sistema carcerário no Brasil. Disponível em: <https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-157/o-jovem-infrator-e-o-sistema-carcerario- brasileiro/> Acesso em: 03 Set. 2020. • MONTENEGRO, Marilia. Adolescentes infratores punir e ressocializar. Uma análise teórica e prática da inimputabilidade penal dos menores de dezoito anos e sua responsabilidade perante o Estatuto da Criança e Adolescente. 133. Universidade Federal do Pernambuco, Recife: 2017. • BLOG VII TURMA DE DIREITO. A criação do ECA no seu contexto histórico e suas prioridades na proteção integral da criança e do adolescente. Disponível em: http://direito7turma.blogspot.com/2014/05 /a-criacao-do-eca-no-seu-contexto> Acesso em: 07 set. 2020. • MINISTÉRIO PUBLICO DO PARANÁ. ECA - Linha do tempo sobre os direitos de crianças e adolescentes. Disponível em: <http://crianca.mppr.mp.br/pagina-2174 html>. Acesso em: 08 Set. 2020. • BERTOLETTI, Roberta. Uma contribuição da arquitetura para a reforma psiquiátrica estudo no Residencial Terapêutico Morada São Pedro em Porto Alegre. Florianópolis, SC, 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2010. • Uma Breve História dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. Disponível em: <http://fundacaotelefonicavivo.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/uma-breve-historia- dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-no-brasil/>. Acesso em: 05 Set. 2020. • PAES, Janiere Portela Leite. O Código de Menores e o Estatuto da Criança e do Adolescente avanços e retrocessos. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/35183/o-codigo-de-menores-e-o-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-avancos-e-retrocessos#:~:text=Em%201942%20se%20cria%20o,2C%20de%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20correcional%2Drepressiva>. Acesso em: 08 Set. 2020. • THOMAS, Jennifer Ann. Contato com a natureza melhora a saúde mental, mostra estudo. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/impacto/contato-com-a-natureza-melhora-a-saude-mental-mostra-estudo/>. Acesso em: 03 de Set. 2020. • MøLLER, C. F. Prisão Storstrøm. 14 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/ 886790/prisao-storstrom-cf-moller>. Acesso em: 06 Set. 2020. • MAZZANTI, Giancarlo. Colégio Pies Descalzos. 28 Out. 2014. ArchDaily Brasil. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/734163/colegio-pies-descalzos-giancarlo-mazzanti>. Acesso em: 06 Set. 2020.pt_BR
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador