PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Alan Gomes do-
dc.date.accessioned2020-12-08T21:21:51Z-
dc.date.available2020-12-08T21:21:51Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/214-
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing the presence of questions of genetics in the tests of Natural Sciences and its Technologies within the National Exam of the High School - ENEM in the years of 1998-2019, discussing the valorization of the content of genetics, in this exam, being a potentializing factor in the learning process during Brazilian high school. This is a study with a quantitative approach, in which a documentary survey was used for the selection and organization of the content questions present in all yellow test books, an identification, classification and quantification of the specified material. In this study, 50 questions of the content of genetics were indexed in the period studied, with emphasis on the year 2009, which had 5 questions of the content of genetics, while there were no genetic problems in the years 2000, 2001 and 2002. The content of Molecular Genetics was highlighted. and Microorganism and Biotechnology / Genetic engineering appeared with 15 questions each. In view of the analysis of the results, the importance attributed to the content of genetics within the ENEM was identified, considering all its 22 years of history. We can also realize that the correct teaching of genetics within basic education contributes to the potential training and educational reinforcement of its constant presence in today's society.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo de genética presente no ENEM nos anos de 1998 a 2019pt_BR
dc.title.alternativeConteúdo de Genética presente no ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Flávia Melo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2557-6570pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807251305319061pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Renato Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0337180491128931pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Mariana Pires de Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9023-0007pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4648436798023532pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Orcantina Ione Teles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833413178423890pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a presença de questões de genética nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias dentro do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM nos anos de 1998 - 2019, discutindo a valorização do conteúdo de genética, nesse exame, sendo um fator potencializador no processo de aprendizagem durante o Ensino Médio brasileiro. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, na qual foram utilizados o levantamento documental para a seleção e organização das questões do conteúdo presente em todos os cadernos de prova amarelas, a identificação, classificação e quantificação do material obtido. Foram obtidas neste estudo 50 questões do conteúdo de genética no período estudado com destaque ao ano de 2009 que ficou com cinco questões do conteúdo de genética, enquanto não houve questões de genética nos anos de 2000, 2001 e 2002. Ganhando destaque os conteúdos de Genética Molecular e de Microrganismo e o de Biotecnologia/Engenharia genética apareceram com 15 questões cada. Diante das análises dos resultados identificou-se a importância atribuída ao conteúdo de genética dentro do ENEM, considerando todos os seus 22 anos de história. Podemos concluir ainda que o correto ensino de genética dentro do ensino básico contribui na formação potencial e de reforço educacional a sua constante presença na sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Amanda Brena Barbosa et al. Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de biologia do ENEM. Indagatio Didactica, v. 8, n. 4, p. 83-91, 2016. AYRES, M., AYRES Jr, M., AYRES, D. L., SANTOS, A. A. S. Bioestat 5.0 aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Belém: IDSM, 2007, 364p. BARNI, G. dos S. A importância e o sentido de estudar genética para estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino em Gaspar (SC). Universidade Regional de Blumenau, 2010. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução n. 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 ago. 1998. BRASIL. INEP. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_enem2020_impresso.pdf Acesso em: 17 set 2020. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portaria n. 244, de 22 de outubro de 2009. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 nov. 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Portaria n. 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 01 jun. 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, 2018. MEC – BNCC – v.2. 4-62 – Acesso em 08/12/2020 (Terça) - http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/ DE CASSIA MALIMPENSA, Geovana; RINK, Juliana. Conteúdos de Genética nas provas do ENEM: uma análise de dez anos de exame (2005-2014). [...]. Florianópolis: [s. n.], 2017. DE CASTRO, Maria Helena Guimarães; TIEZZI, Sergio. A reforma do ensino médio e a implantação do Enem no Brasil. Desafios, v. 65, n. 11, p. 46-115, 2004. DE OLIVEIRA, João Ferreira et al. Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. Educação Superior no Brasil 10 anos pós-LDB, p. 71 citation_lastpage= 88, 2008. FERREIRA, Michelly de Carvalho; DIAS, Márcia Adelino da Silva. Tarefas didáticas com uso das competências e habilidades de ciências da natureza propostas em consonância com o ENEM. Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2018. HERNANDES, Jesusney Silva; MARTINS, Maria Inês. Categorização de questões de Física do Novo Enem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 58-83, 2013. KOVALESKI, Aline Bottega; ARAÚJO, MCP de. A história da ciência e a bioética no ensino de genética. Genética na Escola, v. 8, n. 2, p. 154-167, 2013. LOURENÇO, Vânia Maria. Limites e possibilidades do Enem no processo de democratização do acesso à educação superior brasileira. 2016. MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.; AUTH, M. Pesquisa sobre educação nas Ciências e formação de professores. In: SANTOS, F.M.T; GRECA, I.M. (orgs.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 MANCINI, Giovanna Vianna; MARQUES JUNIOR, Amaury Celso; PAVINI CINTRA, Elaine. Análise dos itens de biologia presentes no ENEM. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1479-1484, 2017. MARQUES, Nancy Nayra Coutinho Freitas; RIBEIRO, Rannyele Passos. Uma análise dos conteúdos de biotecnologia nas provas do exame nacional do ensino médio (ENEM). Pesquisa Em Foco, v. 21, n. 2, 2016. MIRANDA, E.; ALVES, A. R.; MENTEN, M. L. M.; FREITAS, D.; ZUIN, V. G.; PIERSON, A. H. C. ENEM 2009: Articulações entre CTS, interdisciplinaridade e contextualização evidenciadas nas questões das Ciências da Natureza. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas, ABRAPEC, 2011, 12 p. MOURA, Joseane et al. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil–breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 34, n. 2, p. 167-174, 2013. NUNES, Letícia Bastos. Ambientalização e Ensino Médio: um estudo das provas do novo ENEM - 2009. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. OLIVEIRA, Jonas de Paula et al. Acesso à Educação Superior pelo ENEM/SISU: uma análise da implementação nas universidades sul-mato-grossenses. 2014. PACHECO, João Alves et al. As Metamorfoses do Enem: de avaliação coadjuvante para protagonista chave das políticas públicas de acesso à Educação Superior. 2013. RODRIGUES, Jonas da Silva. O ENEM e suas múltiplas influências no currículo e ensino de biologia. Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 5-Jul-2018. SANTIAGO, Heloiza Cristina Costa Felipe et al. Como opinam os professores acerca da prova do Enem? O caso da disciplina biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 17615-17628, 2020. SANTOS, Janete. Acesso à educação superior: a utilização do Enem/Sisu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 126 f. il. 2013. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. SARAIVA, Luiz Alex Silva et al. A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 4, p. 941-964, 2011. SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; DE SOUSA, Thalita Teresinha; CARVALHO, Christina Vargas Miranda. Categorização das temáticas de biologia no ENEM no período de 2012 a 2016. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências –XII ENPEC, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN–25 a 28 de junhode 2019. SILVEIRA, Fernando Lang da; BARBOSA, Marcia Cristina Bernardes; SILVA, Roberto da. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1101, 2015. SOUZA, Renato Alves de. Análise do conteúdo de genética no Exame Nacional Do Ensino Médio – ENEM. 2017. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Genética) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. STADLER, João Paulo et al. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 2, p. 391-402, 2017. TEIXEIRA, F. Q. Conteúdos de biologia aplicados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2011. 26 p. Monografia (Graduação). Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. TRAVITZKI, Rodrigo; BOTO, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis. ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. XAVIER, Cesar Silva. A frequência de questões relacionadas biotecnologia e tecnologias do dna no exame nacional do ensino médio (ENEM) e sua importância no ensino básico. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica-ISSN: 2236-2150, v. 6, n. 04, 2017. XAVIER, Márcia Cristina Fernandes; DE SÁ FREIRE, Alexandre; MORAES, Milton Ozório. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1383661378459295pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciatura-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão Final - Alan Gomes do Nascimento (1).pdfConteúdo de Genética no ENEM880,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXO I RESOLUÇÃO N° 038-2020-CEPE.pdf183,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador