PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
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dc.creatorNascimento, Alan Gomes do-
dc.date.accessioned2020-12-08T21:21:51Z-
dc.date.available2020-12-08T21:21:51Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/214-
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing the presence of questions of genetics in the tests of Natural Sciences and its Technologies within the National Exam of the High School - ENEM in the years of 1998-2019, discussing the valorization of the content of genetics, in this exam, being a potentializing factor in the learning process during Brazilian high school. This is a study with a quantitative approach, in which a documentary survey was used for the selection and organization of the content questions present in all yellow test books, an identification, classification and quantification of the specified material. In this study, 50 questions of the content of genetics were indexed in the period studied, with emphasis on the year 2009, which had 5 questions of the content of genetics, while there were no genetic problems in the years 2000, 2001 and 2002. The content of Molecular Genetics was highlighted. and Microorganism and Biotechnology / Genetic engineering appeared with 15 questions each. In view of the analysis of the results, the importance attributed to the content of genetics within the ENEM was identified, considering all its 22 years of history. We can also realize that the correct teaching of genetics within basic education contributes to the potential training and educational reinforcement of its constant presence in today's society.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo de genética presente no ENEM nos anos de 1998 a 2019pt_BR
dc.title.alternativeConteúdo de Genética presente no ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Flávia Melo-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-2557-6570pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807251305319061pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Renato Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0337180491128931pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Mariana Pires de Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9023-0007pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4648436798023532pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Orcantina Ione Teles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833413178423890pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar a presença de questões de genética nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias dentro do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM nos anos de 1998 - 2019, discutindo a valorização do conteúdo de genética, nesse exame, sendo um fator potencializador no processo de aprendizagem durante o Ensino Médio brasileiro. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, na qual foram utilizados o levantamento documental para a seleção e organização das questões do conteúdo presente em todos os cadernos de prova amarelas, a identificação, classificação e quantificação do material obtido. Foram obtidas neste estudo 50 questões do conteúdo de genética no período estudado com destaque ao ano de 2009 que ficou com cinco questões do conteúdo de genética, enquanto não houve questões de genética nos anos de 2000, 2001 e 2002. Ganhando destaque os conteúdos de Genética Molecular e de Microrganismo e o de Biotecnologia/Engenharia genética apareceram com 15 questões cada. Diante das análises dos resultados identificou-se a importância atribuída ao conteúdo de genética dentro do ENEM, considerando todos os seus 22 anos de história. Podemos concluir ainda que o correto ensino de genética dentro do ensino básico contribui na formação potencial e de reforço educacional a sua constante presença na sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1383661378459295pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciatura-
dc.degree.levelGraduação-
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