PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Vitor Carvalho-
dc.date.accessioned2020-12-08T20:41:47Z-
dc.date.available2020-12-08T20:41:47Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/211-
dc.description.abstractThis study explores the most relevant aspects of business aviation, a segment in evident growing all over the world. Considering the pandemic ruthless scenario of Covid-19, caused by the new coronavirus, world population was forced to remain in home, directly impacting the commercial aviation, which was practically interrupted. This gap left in air transport, especially in attention to the most urgent cases, made the executive air segment an alternative. In this context, the objective of this research is to demonstrate the contribution of this segment for airline sector and for world economy, highlighting, in particular, its importance for the less assisted regions. On the other hand, even with its undeniable growth, there are problems to be identified and analyzed, as: shortcomings in the crew's working hours, since, unlike regular aviation, crew members, in many situations, work with a scale dissonant from that established in Law No. 13.475/2017, known as the Aeronaut Law; the controversy related to the single pilot operation in this aviation modality; and the difficulties faced in sharing aircraft. The research is classified as basic and exploratory, based on bibliographic procedures in which is made an examination of authors such as Sampaio, who discusses “aviation fatigue”, and Levy, who exposes about the “application of single pilot operation”, in addition to so many other names. It is suggested, in conclusion, the maintenance of this line of research in order to monitor new improvements eventually implemented in executive aviation and to contribute positively to the safe growth of the segment.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviação executivapt_BR
dc.subjectDeficiênciaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.titleAviação executiva: panorama sobre o segmento e sua contribuição frente à pandemia do novo Coronavíruspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Roberpaulo Anacleto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716596406151624pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa explora os aspectos mais relevantes da aviação executiva, segmento da aviação em evidente crescimento em todo o mundo. Diante do amargo cenário de pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a população mundial se viu obrigada a permanecer em casa, o que fez com que a aviação comercial fosse praticamente interrompida. Essa lacuna deixada no transporte aéreo, em especial no atendimento de situações de maior urgência, fez com que o segmento executivo passasse a ser visto como uma alternativa. Nesse contexto, o objetivo do estudo é demonstrar a participação desse segmento para o setor aéreo e suas contribuições para a economia mundial, destacando, em particular, sua importância para as regiões menos assistidas. Por outro lado, mesmo com seu inegável crescimento, há problemas a serem identificados e analisados. Entre eles, estão: as deficiências na jornada de trabalho dos tripulantes, uma vez que, diferentemente da aviação regular, os tripulantes, em muitas situações, trabalham com uma escala dissonante daquela estabelecida na Lei nº 13.475/2017, conhecida como Lei do Aeronauta; a controvérsia relacionada à operação single pilot nessa modalidade de aviação; e as dificuldades enfrentadas no compartilhamento de aeronaves. A pesquisa é de natureza básica e objetivos exploratórios, pautada no procedimento bibliográfico em que é feito um exame de obras de autores como Sampaio, que discorre sobre a “fadiga na aviação”, e Levy, que expõe sobre a “aplicação de operação single pilot”, além de tantos outros nomes. Sugere-se, em arremate, a manutenção dessa linha de pesquisa no intuito de monitorar novas melhorias eventualmente implementadas na aviação executiva de modo a contribuir positivamente com o crescimento seguro do segmento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Vitor REVISADO 05-12-2020.pdf320,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador