PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Joilma Batista Malaquias-
dc.creatorMesquita, Francielly de O.R.-
dc.date.accessioned2021-06-24T14:40:53Z-
dc.date.available2021-06-24T14:40:53Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2104-
dc.description.abstractIntroduction: Breastfeeding is essential, as it has antibodies that contribute to the development of the newborn's immune system, in addition to strengthening the bond between mother and child, thus justifying speech therapy in breastfeeding. Objective: To verify how the speech therapy intervention is performed in breastfeed-ing premature babies and the guidelines received by mothers. Method: This is a qualitative bibliographic review of the literature, the articles mentioned were searched in the electronic databases LILACS, SciELO, Google Scholar, the inclu-sion criteria established consist of the selection of scientific articles published be-tween 2010 and 2021 written in Portuguese who discussed the mothers' experienc-es in relation to breastfeeding premature babies and speech therapy intervention. Results: 15 articles were selected, which discuss breastfeeding of premature babies and the experiences of mothers and the importance of the performance of a speech therapist. Conclusion: Speech therapy intervention with mothers of premature ba-bies is of paramount importance, as their participation will bring safety and comfort, and it is proven that breastfeeding is the best for the baby. Considering that breast-feeding generates a physiological and love commitment, we must also consider that, above all, this mother and woman and we have the responsibility to listen to her, in her questions, insecurity, fears and her difficulties, it is also necessary the help of a network family support.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationUtilizando a plataforma Teams, e a estrutura física da PUC Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebês prematurospt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectPremature babiespt_BR
dc.subjectMotherspt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectSpeech therapypt_BR
dc.titleIntervenção fonoaudiológica na amamentação de bebês prematuros e a vivência com as mãespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Lílian de Moura Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2197463691859859pt_BR
dc.contributor.referee1França, Ellia Christinne de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733965298939588pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lucy Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264813553791571pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O aleitamento materno é essencial, pois possui, além de nutrientes, anticorpos que contribuem para o desenvolvimento do sistema imunológico do re-cém-nascido, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, justificando, assim, a atuação fonoaudiológica no aleitamento materno. Objetivo: Verificar como é reali-zada a intervenção fonoaudiológica na amamentação de bebês prematuros e as experiências vivenciadas pelas mães. Método: Trata-se de uma pesquisa de revi-são bibliográfica sistemática de literatura, os artigos mencionados foram pesquisa-dos nas bases de dados eletrônicas LILACS, SciELO, Google Acadêmico; os crité-rios de inclusão estabelecidos consistem na seleção de artigos científicos publica-dos entre 2010 a 2021 escritos em português, que discutiram as vivências das mães em relação ao aleitamento materno de bebês prematuros e intervenção fonoaudio-lógica. Resultados: Foram selecionados 15 artigos, que discorrem sobre amamen-tação de bebês prematuros, a vivências das mães e a importância da atuação do profissional fonoaudiólogo. Conclusão: A intervenção fonoaudiológica junto às mães de bebês prematuros tais como: orientações em relação a postura, pega é de suma importância, pois sua participação trará segurança e conforto, sendo que comprovadamente amamentar é o melhor para o bebê. Considerando que amamen-tar gera um compromisso fisiológico e de amor, também devemos considerar que, antes de tudo, essa mãe é mulher e temos a responsabilidade de ouvi-la em seus questionamentos, inseguranças, medos e suas dificuldades; por isso, é preciso também o auxílio de uma rede de apoio da família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Joilma_Francyelle_arquivo final.pdf242,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador