PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Adolfo-
dc.date.accessioned2021-06-24T11:41:42Z-
dc.date.available2021-06-24T11:41:42Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2081-
dc.description.abstractThe present study aims to demonstrate that the irregular use of aeronautical technology, which is in increasing development, called UAV (Unmanned Aerial Vehicle), commonly called ‘drone’ – used for military, civilian and hobby purposes, in addition to violating air safety standards, can result in incidents or accidents. The means of UAVs’ control currently available in Brazil were taken into consideration by the research in order to identify the protocols to be followed with a sight of their proper use, according to the area of overflight. The research’s objective is to elucidate the appropriate use of the UAV and try to understand how the inspection by competent Brazilian Public Entities focused on risk mitigation occurs. Goiânia's air space was chosen to verify occurrences with this type of equipment and the degree of risk that its irregular use involves. Based on a basic and descriptive methodology of bibliographic and documentary procedures – having as sources books, scientific articles, news published in the local and national press, periodicals, as well as consulting documents from ANAC, DECEA and INFRAERO, the body responsible for the air traffic control – it was possible to identify some hindrances in the control of the use of UAVs. One of the important norms on the subject consists of Law 7.565, of 1986 (Aeronautical Code), which establishes the punishment of any individual who comes to violate the UAV flight requirements and protocols, in addition to the regulations, instructions and ordinances issued by aeronautical authorities, such as RBAC-E 94 and MCA 56-2, which establish guidelines for its proper use. Despite the existence of regulations on the subject, it can be concluded that, due to the lack of radar technology sufficiently capable of identifying each and every UAV on the Air Traffic Controller ATC screen, regardless of its size or material of manufacture – in order to improve the two-way communication between the UAV operator, the manned aircraft in flight and the air control –, the use of UAVs still significantly compromising the Brazilian airspace, and the Goiânia’s one, specifically, placing local flights at constant risk of collision.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVANTspt_BR
dc.subjectProtocolospt_BR
dc.subjectSegurança aéreapt_BR
dc.subjectGoiâniapt_BR
dc.titleA utilização de veículo aéreo não tripulado (VANT) em Goiânia e mecanismos de controlept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bechepeche, Anna Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542987347258142pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ana Luíza Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849956089101595pt_BR
dc.contributor.referee2Bukzem, Salmen Chaquip-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2246112715422603pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa demonstrar que o uso irregular de uma tecnologia aeronáutica em crescente desenvolvimento denominada VANT (veículo aéreo não tripulado), comumente chamada de drone – utilizada para fins militar, civil e como hobby –, além de infringir a segurança aérea, pode resultar em incidentes ou acidentes. Os mecanismos de controle de VANTs atualmente disponíveis no Brasil foram levantados pela pesquisa a fim de identificar os protocolos a serem seguidos com vistas ao seu uso adequado, de acordo com a área de sobrevoo. O objetivo da pesquisa é o de elucidar a utilização apropriada do VANT e procurar entender como ocorre a fiscalização pelos órgãos competentes brasileiros voltada para a mitigação dos riscos. Como recorte de pesquisa, elegeu-se o espaço aéreo de Goiânia para verificação da existência de ocorrências com esse tipo de equipamento e o grau de risco que seu uso irregular envolve. A partir de uma metodologia básica e descritiva de procedimento bibliográfico e documental – tendo como fontes livros, artigos científicos, notícias veiculadas na imprensa local e nacional, periódicos, além de consulta a documentos da ANAC, INFRAERO e DECEA, órgão responsável pelo controle do tráfego aéreo – foi possível identificar alguns gargalos no controle do uso de VANTs. Um dos importantes normativos sobre o tema consiste na Lei 7.565, de 1986 (Código Aeronáutico), que estabelece a punição de qualquer indivíduo que venha violar os requisitos e protocolos de voo de um VANT, além dos regulamentos, instruções e portarias emanados de autoridades aeronáuticas, como o RBAC-E 94 e o MCA 56-2, que estabelecem diretrizes para o uso adequado de VANT. Apesar da existência de normatização sobre o tema, pode-se concluir que, devido à falta de uma tecnologia radar suficientemente capaz de identificar todo e qualquer VANT na tela do controlador de voo, independentemente de seu tamanho ou material de fabricação – de modo a melhorar a comunicação bilateral entre o operador do VANT, a aeronave tripulada em voo e o controle aéreo –, o uso de VANTs ainda compromete sensivelmente o espaço aéreo brasileiro, e, em específico, o de Goiânia, colocando voos locais em risco de colisãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.relation.referencesALFARO, Rui A. Ferreira. Os veículos aéreos não tripulados na PSP: visão estruturante e aplicabilidade operacional. 2015. Tese de Doutorado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/15426. Acesso em: 15 abr. 2021. ALVES JÚNIOR, L. R. Análise de produtos cartográficos obtidos com câmera digital não métrica acoplada a um Veículo Aéreo Não Tripulado em áreas urbanas e rurais no Estado de Goiás. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2015. ANAC. RBAC-E 94. Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-e 94/@@display-file/arquivo_norma/RBACE94EMD00.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. ______. Regras sobre drones: regras da ANAC para uso de drones entram em vigor, 2017b. Disponível em: https://www.anac.gov.br/noticias/2017/regras-da-anac-para-uso-de-drones entram-em-vigor/release_drone.pdf. Acesso em: 13 maio 2021. _______. Guia para gerenciamento de riscos da aviação. SGSO. s/d. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca operacional/Gerenciandoriscos_SGSOnaprtica.pdf. Acesso em: 12 maio 2021. BARNHART, Richard K. et al. Introduction to Unmanned Aircraft Systems. Boca Raton: Crc Press, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/Adolfo%20Neto/Downloads/10.1201_b11202_googlepdf.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021. BARROS, Henrique Lins de. Santos-Dumont e a invenção do voo. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. BISPO, Christiano Carvalho. A utilização do veículo aéreo não tripulado nas atividades de segurança pública em Minas Gerais. Belo Horizonte. 2013. Disponível em: http://monografias.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/1624. Acesso em: 25 abr. 2021. BRASIL. Lei 2.848/1940. Código Penal Brasileiro. Dos crimes contra a incolumidade pública. Capítulo II, Dos crimes de perigo comum. Art. 261 – Atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm>. Acesso em: 16 abr. 2021. _______. Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB). 1988. Brasília: Editora Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 abr. 2021. CEZNE, Eric; JUMBERT, Maria Gabrielsen; SANDVIK, Kristin Bergtora. Drones como veículos para a ação humanitária: perspectivas, oportunidades e desafios. Conjuntura Austral. 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/viewFile/60267/36712. Acesso em: 20 abr. 2021.27 DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (DECEA). Tráfego Aéreo: regras do ar. 2016. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/446/1/ica_100-12_20161011.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021. _______. ICA 100-40 – Aeronaves não tripuladas e o acesso ao espaço aéreo brasileiro. 2020a. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/api//storage/uploads/files/75a09bfd-5e5d-4f9a b4485ccd3fd4627a.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021. _______. MCA 56-2 – Aeronaves não tripuladas para uso recreativo – aeromodelos. 2020b. Disponível em: https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/mca-56-2. Acesso em: 13 abr. 2021. DE SOUZA BETÉ, Thiago. Drones: um pequeno histórico e as consequências do seu uso. Revista Conexão SIPAER, v. 10, n. 1, p. 2-14, 2019. EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA (INFRAERO). Ofício 267/2018. 2018. Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Consulta em 5 de maio de 2021. _______. Livro de Registros de Ocorrências. 2021. Meio digital (pdf). _______. Folder sobre regras vigentes. Drones, s/d. ESCOBAR, Jesús Jaime Moreno et al. White-donkey: búsqueda de personas con vehículos aéreos no tripulados basada en visión por computadora. Research in Computing Science, v. 120, p. 53-63, 2016. G1 (O GLOBO). Site de notícias. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sao paulo/noticia/radares-de-aeroportos-nao-detectam-drones-segundo-aeronautica.ghtml. Acesso em: 15 abr. 2021. HOFFMAN, Paul. Asas da loucura: a extraordinária vida de Santos-Dumont / Paul Hoffman; tradução Marisa Motta. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. Disponível em: http://files.ler0.webnode.pt/200000044-4065541620/Asas%20da%20loucura%20- %20Paul%20Hoffman.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021. JORGE, LA de C.; INAMASU, Ricardo Y. Uso de veículos aéreos não tripulados (VANT) em agricultura de precisão. Embrapa Instrumentação-Capítulo em livro técnico-científico (ALICE), 2014. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1003485/1/CAP8.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. LONGHITANO, George Alfredo. VANTS para sensoriamento remoto: aplicabilidade na avaliação e monitoramento de impactos ambientais causados por acidentes com cargas perigosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade de São Paulo (USP), 2010.28 MEDEIROS, Fabricio A. Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado para aplicação em agricultura de precisão. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Santa Maria/RS. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7584/Fabricio.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 22 mar. 2021. MINISTÉRIO DA DEFESA. Portaria Normativa nº 606, de 11 de junho de 2004. Brasília, 2004. MIRANDA NETO, Arlindo Bastos. A análise do emprego veículo não tripulado (VANT) nas ações e operações PM. Arlindo Bastos Miranda Neto e Isnard Edson Sampaio de Almeida. Salvador, 2009. Disponível em: https://www.pilotopolicial.com.br/Documentos/Monografia/monografiaVANTbahia.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021. OLIVEIRA, Flavio Araripe de. CTA e o Projeto VANT. In: 1° Seminário Internacional de Vant. São José dos Campos, 2005. Palestra proferida no Centro Tecnológico da Aeronáutica. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/3932/1/TCC_CARDOSO.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021. RECORD, TV. Drone no aeroporto atrasa voos. 2018. Vídeo no Youtube postado por Record TV Goiás. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6R6VAn3qWY4. Acesso em: 14 maio 2021. RICMAIS. Aeroportos: em um ano, drones colocam em risco voos e causam prejuízos. 2018. Disponível em: https://ricmais.com.br/noticias/aeroportos-em-um-ano-drones-colocam-em risco-voos-e-causam-prejuizos/. Acesso em: 14 abr. 2021. SOUSA, Taíza F. Ocorrências com VANTs em Goiânia e ações protetivas adotadas. Informações verbais. Gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo de Goiânia (EPTA Goiânia) da Infraero. [fev. 2021]. Entrevistador: Adolfo Costa da Silva Neto. Goiânia, 2021. 1 arquivo mídia whatsapp. STOCHERO, Tahiane; PINHO, Márcio. Radares de aeroportos não detectam drones, segundo Aeronáutica. O Globo, G1/SP. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sao paulo/noticia/radares-de-aeroportos-nao-detectam-drones-segundo-aeronautica.ghtml Acesso em: 13 maio 2021. VARELLA, João. Os drones invadem os negócios: saiba por que empresas como Amazon, DHL, Eldorado, AES Tietê e Domino's estão investindo no bilionário mercado dos robôs voadores que prometem revolucionar o universo corporativo 2014. Disponível em: <http://104.236.28.163/index.php/sipaer/article/view/602/452>. Acesso em: 24 fev. 2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADOLFO COSTA - revisado pós-banca 14-6-2021.pdfTCC II Adolfo Costa591,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Adolfo.pdfTermo de autorização para publicação380,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador