PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sérgio Braz da-
dc.date.accessioned2021-06-22T13:54:23Z-
dc.date.available2021-06-22T13:54:23Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1916-
dc.description.abstractThe presence of Foundations or Social Health Organizations operating in the management of health services in partnership with Brazilian states and municipalities has become more common and increasingly commonplace day by day. This article had “Fundação Goiana de Saúde YZ” (´YZ´is a fake name for the Health Foundation studied in this article in order to keep its name confidential, as required by the organization) as object of study, concerning its policies and actions in the marketing context. In this sense, the central aim of the study was to offer analyses which could allow the foundation to develop a better strategy for its marketing management, supported by the explored definitions in this paper as digital marketing, service marketing and customer marketing with focus on excellence and quality of the services. The methodology used in this research was exploratory, quantitative and qualitative descriptive. The results provided a better understanding of the current situation of the marketing being used by the foundation, through data collected in interviews and questionnaires with foundation managers and convention and project coordinators. Accordingly, current results of the interview and questionnaires showed that the foundation does not work on the basis of a systematic marketing programme. Its managers believe that a marketing plan can promote further partnerships and the coordinators seek efficiency as they start partnership with the foundation. Thereby, this article provides - through the analyses that were done, conclusions obtained and suggestions presented - an understanding of marketing as a management tool that contributes to building a strong brand and therefore make it possible to attract new partnerships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectServiços-
dc.subjectDigital-
dc.subjectOrganizações sociais-
dc.titleAvaliação do marketing enquanto fator de criação de valor e fortalecimento da imagem na Fundação Goiana de Saúde YZpt_BR
dc.title.alternativeA marketing evaluation as a factor of value creation and image strengthening in “Fundação Goiana de Saúde YZ”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pintaud, Marcos de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999367497039720pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee2Abrantes, Lucia Aparecida de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549534265053104pt_BR
dc.description.resumoA presença de Fundações ou Organizações Sociais de Saúde (OSS) atuando na gestão de serviços de saúde em parceria com os estados ou municípios brasileiros vem se tornando mais comum e corriqueiro dia após dia. O artigo teve como objeto de estudo a Fundação Goiana de Saúde YZ (nome fictício utilizado, atendendo à solicitação da organização), limitando-se às políticas e ações, por ela praticadas, no contexto do marketing. Nesse sentido, o objetivo central do estudo foi oferecer análises à fundação que permitam desenvolver uma melhor estratégia para a gestão de marketing da organização, suportada pelas definições exploradas no trabalho como marketing digital, marketing de serviços, atendimento ao cliente com foco na excelência e qualidade dos serviços. Como metodologia, foi utilizada uma abordagem de pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa descritiva. Os resultados permitiram a compreensão da realidade atual do marketing utilizado pela fundação, através de dados levantados com entrevistas e questionários, envolvendo gerentes da fundação e coordenadores de convênio e projetos geridos pela fundação. Assim, os resultados da entrevista e questionários mostraram que, atualmente, a fundação não trabalha com ações de marketing planejadas e seus gerentes acreditam que um plano de marketing pode contribuir na prospecção de novas parcerias e os atuais coordenadores buscam eficiência ao firmar uma parceria com a fundação. Com isso, o artigo permite através das análises feitas, conclusões obtidas e sugestões apresentadas, a compreensão do marketing como ferramenta de gestão que contribui para a construção de uma marca forte, possibilitando atrair novas parcerias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanço: um enfoque econômico-financeiro / Alexandre Assaf Neto. 11ª Ed. São Paulo: Atlas, 2015. BRASIL, Lei nº 9.637, de 15de maio de 1998. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, de 18 de maio de 1998, P. 8. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas / Idalberto Chiavenato. Volume II. 7ª Ed. Barueri São Paulo: Manole, 2014. CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes / Gilbert A Churchill Jr.; J. Paul Peter; tradução Cecília C. Bartalotti (capítulos 1 à 15), Cid Knipel Moreira (Capítulos 16 ao final); revisão técnica e atualização Valesca Persch Reichelt. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012. FARIAS, Claudio. Marketing aplicado [recurso eletrônico] / Claudio Farias, Caroline Duschitz, Gustavo Meneghetti de Carvalho. - Porto Alegre: Bookman, 2015. FIA, Fundação Instituto Administração. Net Promoter Score (NPS): o que é, como aplicar e estudos de caso. Disponível em: <https://fia.com.br/blog/net-promoter-score-nps/> Acessado em 14 de maio de 2021. FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa [recurso eletrônico]: um guia para iniciantes / Uwe Flick; tradução: Magda Lopes; revisão técnica: Dirceu da Silva. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2012. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. INDÚSTRIA 4.0. Agenda brasileira para indústria 4.4 - O Brasil preparando para os desafios do futuro. Disponível em: <http://www.industria40.gov.br/> Acesso em 18 de Abril de 2020. HAIR, Joseph F. Fundamentos de pesquisa de marketing / Joseph F. Hair Jr. [et. al.]; Tradução: Francisco Araújo da Costa. – 3ª ed. – Porto Alegre: AMGH, 2014. KOTLER, Philip. Marketing 4.0 [recurso eletrônico] / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. KOTLER, Philip. Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 21ª Ed. [2ª reimpressão]. São Paulo: Atlas 2017. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. - 2. ed. - Novo Hamburgo: Feevale, 2013. PETER, J. Paul. Introdução ao marketing: criando valor para clientes / J. Paul Peter, James H. Donnelly Jr.; [tradução Sílvio Floreal Antunha, Dennis Vicent Reade]. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. QUINTINO, Luis Fernando. Indústria 4.0 [recurso eletrônico] / Luis Fernando Quintino...[et al.]; [revisão técnica: Marcos Antônio Abdalla Júnior]. –Porto Alegre: SAGAH, 2019. SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia de pesquisa [recurso eletrônico]/Roberto Hernández Sampieri, Carlos Fernández Collado, María del Pilar Baptista Lucio; tradução: Daisy Vaz de Moraes; revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2013.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0551609084126270pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC DO SERGIO BRAZ FINALIZADO E COM RAG 2021-1.pdf827,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador