PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Laís Ávila de-
dc.date.accessioned2021-06-21T22:49:01Z-
dc.date.available2021-06-21T22:49:01Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1868-
dc.description.abstractMobile technology has changed the way companies are behaving today and are increasingly designed to facilitate the user's daily life, which generates greater identification between customer and company. This technology contributes to streamline the provision of services, thus providing greater convenience and satisfaction to consumers with mobile applications in customer service. In view of this, this article aims to provide greater interaction between the Cesar Containers and Equipment Eireli Group with its customers and employees, through the creation of a new communication channel based on mobile technology. The implementation of the application in the company is fundamental, since it will enable a closer relationship with customers, with new opportunities to dialogue and add information and services that the company offers. To elaborate the application proposal, we used the Design Thinking method, which, through the bibliographic review, made it possible to understand the fundamental concepts and survey the steps of the methodology that would be followed during the process. The method enabled the generation of ideas captured from insights provided by employees, through qualitative research and brainstorming meetings, allowing for the exchange of information that enriched the creation process and enabled the identification of needs and needs of the company. With the results, it was concluded that the implementation of the application in the company is essential, as it will make it possible to make the users' experience with the company even better.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia mobilept_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectGrupo Cesar-
dc.subjectMobile technology-
dc.titleProposta de criação de um aplicativo para empresa César Containers e Equipamentos a partir da metodologia Design Thinkingpt_BR
dc.title.alternativeProposal to create na application for Cesar containers and equipment Eireli from desgn thinking methodologpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Gisely Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746366420657316pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Ricardo Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765456457501782pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Silvana de Brito Arrais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797554577041706pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia mobile tem mudado a forma de como as empresas estão se comportando na atualidade e são cada vez mais pensadas para facilitar o dia a dia do usuário, o que gera uma identificação maior entre cliente e empresa. Essa tecnologia contribui para agilizar a prestação de serviços, propiciando, assim, maior comodidade e satisfação aos consumidores com aplicações móveis no atendimento ao cliente. Visto isso, este artigo tem como objetivo proporcionar maior interação do Grupo Cesar Containers e Equipamentos Eireli com seus clientes e colaboradores, por meio da criação de um novo canal de comunicação a partir da tecnologia mobile. A implementação do aplicativo na empresa é fundamental, vez que possibilitará uma relação mais próxima com os clientes, com novas oportunidades de dialogar e agregar informações e serviços que o grupo oferece. Para elaborar a proposta do aplicativo utilizou-se do método Design Thinking que por meio da revisão bibliográfica foi possível entender os conceitos fundamentais e levantar as etapas da metodologia que seriam seguidas durante o processo. O método possibilitou a geração de ideias captadas de insights fornecidas pelos colaboradores, por meio de pesquisa qualitativa e reuniões de brainstorming, possibilitando trocas de informações que enriqueceram o processo de criação e possibilitaram a identificação de necessidades e carências da empresa. A pesquisa foi realizada entre o mês de agosto de 2020 ao mês de maio de 2021, com a participação de quinze colaboradores. Com os resultados concluiu-se que a implementação do aplicativo na empresa é fundamental, visto que possibilitará tornar a experiência dos usuários com a empresa ainda melhor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.relation.referencesALVES, M.; Capacidade de absorção: bases teóricas, funcionamento e condicionantes. Universidade de São Paulo, 2015.> Acesso em: 31 out. 2020. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO. Indústria 4.0: os desafios da implementação na pandemia. Disponível em: <https://noticias.gs1br.org/industria-4-0-os-desafios-da-implementacao-na-pandemia/> Acesso: 29 set. 2020. BORGES, N.; O Uso das Tecnologias da informação Móveis e Sem Fio para Ganho de Agilidade nos Processos de Coleta e Repasse dos Sinais Fracos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.> Acesso em: 30 out. 2020. CAVALCANTI, C; FILATRO A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. Editora Saraiva, São Paulo; 2017.> Acesso em: 06 nov. 2020. COOPER, R.; JUNGINGER, S.; LOCKWOOD, T. Design thinking and design management: A research and practice perspective. In: LOCKWOOD, T. (Ed.), Design thinking. New York, NY: Allworth Press, p. 57-64, 2010. Design Thinking como metodologia de pesquisa para concepção de um ambiente virtual de aprendizagem centrado no usuário. Carolina Magalhães Costa Cavalcanti (Universidade de São Paulo – carolinacavalcanti@usp.br). Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17092015-135404/publico/CAROLINA_MAGALHAES_COSTA_CAVALCANTI_rev.pdf. >Acesso em 9 out. 2020. Design thinking. Disponível em:< http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei/article/download/57647/56169> Acesso em 10 out. 2020. Design Thinking: ferramenta de inovação para empreendedores. Disponível em: <https://endeavor.org.br/tecnologia/design-thinking-inovacao/. Acesso em 05 out. 2020. E-COMMERCE BRASIL. Empresas aceleram investimentos em aplicativos para saírem fortes da pandemia. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/aplicativos-empresas-pandemia/ > Acesso: 28 set. 2020. EDITAL CONCURSOS BRASIL. O que é Design Thinking? Disponível em: <https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/rh_o-que-e-design-thinking/. Acesso em 05 out. 2020. GUIDINI, Priscila. A comunicação com o mercado por meio de aplicativos: desafios e oportunidades. Disponível em: 138512-Texto do artigo-284314-1-10-20180220 (1).pdf > Acesso: 05 out. 2020. GS1BRASIL.Indústria 4.0: os desafios da implementação. Disponível em: na pandemia. https://noticias.gs1br.org/industria-4-0-os-desafios-da-implementacao-na-pandemia/> Acesso: 28 set. 2020. HAMMER, Michael, CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.> Acesso em: 31 out. 2020. HARRINGTON, H.J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1993.> Acesso em: 31 out. 2020. IDEO. Human Centered Design Toolkit, 2009. Disponível em: http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit. >Acesso em: 17 out. 2020. KAGERMANN, H.; LUKAS, W.; WAHLSTER, W. Industrie 4.0: mitdem internet der dingeaufdemwegzur 4.industriellen revolution. VDI nachrichten, Berlim, n. 13, abr. 2011.>. Acesso em: 31 out. 2020. LEÃO, M.; Contribuição das Redes de T.I para Formulação da Estratégia e Gestão das Empresas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2014.> Acesso em: 30 out. 2020. LEMOS, André. Arte e Mídia Locativa no Brasil. In: XVIII ENCONTRO DA COMPÓS, NA PUC-MG, 2009, Belo Horizonte.> Acesso em: 29 out. 2020. LU, Y. Industry 4.0: a survey on technologies, application sand open research issues. Journal of Industrial Information Integration, v. 6, p. 1-10, 2017.> Acesso em: 30 out. 2020. LUFT, Marlon. Empresas aceleram investimentos em apps para driblar crise. Brasil 4.0. Disponível em:<https://www.br40.com.br/post/empresas-aceleram-investimentos-em-apps-para-driblar-crise. Acesso: 08 set. 2020. MARTINS, E.; Valores Organizacionais e Processo de Comunicação: Uma Análise Sob a Ótica da Utilização do Correio Eletrônico. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.> Acesso em: 31 out. 2020. MONTEIRO, B. Ambiente de Aprendizado Ubíquo Youubi: Design e Avaliação. Centro de Informática. 2015.> Acesso em: 29 out. 2020. OLIVEIRA, T. F.; SIMÕES, W.L. A indústria 4.0 e a produção no contexto dos estudantes da engenharia. Simpósio de Engenharia de Produção, 2016. > Acesso em: 30 out. 2020. PELLANDA, E. 2009. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. Em questão, 15(1), 89-98.> Acesso em: 18 nov. 2020. PLATTNER, H.; MEINEL, C.; LEIFER, L. (Eds). Design Thinking: understand, improve, apply. Springer: Verlag Berlin Heidelberg, 2011.> Acesso em: 20 out. 2020. PÓVOA, A.; Mundo Financeiro: um olhar de um gestor. Editora Saraiva, São Paulo; 2010.> Acesso em: 29 out. 2020. SACHETTO, R.; O papel dos artefatos na coordenação das alianças estratégicas contratuais. Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2014.> Acesso em: 31 out. 2020. SANTOS, L; Decisão geral em contexto de tecnologias móveis: um estudo com gestores do agronegócio. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014.> Acesso em: 29 out. 2020. SHEN, X, L; WANG,N; SUN,Y; XIANG,L; Unleash the power of mobile word-of-mouthan empirical study of system and information characteristics in ubiquitous decision making. Online Informatin Review, v. 37, v. 2013.> Acesso em: 29 out. 2020. STOCK, T.; SELIGER, G. Opportunities of sustainable manufacturing in industry 4.0. Procedia Cirp, v. 40, p. 536-541, 2016.> Acesso em: 31 out. 2020. TELES, Jhonata. Indústria 4.0 – Tudo que você precisa saber sobre a Quarta Revolução Industrial. Disponível em: https://engeteles.com.br/industria-4-0/ >Acesso em 28 out. 2020. VIANA, M; Vianna, Y.; ADLER, I.K.; LUCENA, B. RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios. MJV Press, Rio de Janeiro, 2012. 162p.> Acesso em: 20 out. 2020. SEBRAE. As bases do design Thinking. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/design-thinking-inovacao-pela-criacao-de-valor-para-o-cliente,c06e9889ce11a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 15 nov. 2020.pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final Laís Ávila de Paiva 2021.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador