PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorMotta, Arthur Madalena-
dc.date.accessioned2021-06-18T17:04:08Z-
dc.date.available2021-06-18T17:04:08Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1701-
dc.description.abstractThe central point of this work is the climate changes caused by human actions’ impacts, especially by the aviation, and how such changes can affect the environment, thus there is a clear relationship between aviation and the environment. It is known that the planet has undergone several climatic changes throughout its history, but one of them called the attention of scientists and researchers: the climatic change as a result of human actions. However, what is may underconsidered by society is that such changes are reversed in losses for human beings, which naturally are part of the affected environment and, more specifically, tend to generate impacts on the airline sector. There are scientific predictions that the North Atlantic jet streams will undergo major changes in wind speeds, which could change aircraft routes and the price of airline tickets. The survey also highlights that future flights will be more turbulent as a result of the increase in clear air turbulences, CATs. Furthermore, because of the rise in temperature resulting ofglobal warming, it is expected that companies will have a reduced profit, that airports need to increase their runways in order to not affect flight safety, that aircraft will suffer because of the extreme heat and, probably,will face more storms. Therefore, this works aims to alert companies and pilots about the imminent effects of the fast climate change and the impacts of aviation on the environment. It should be noted that the work is directed not only to the aeronauticalcommunity, but also to the whole of society, since it presents measures to mitigate global warming and climate change, in order to avoid problems that affect flight safety and cause even greater damage to the societypt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectCorrentes de jatopt_BR
dc.subjectTurbulência de céu claropt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.titleMudanças climáticas e aviação: relação mútua e efeitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Paulo José Gonzaga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044324361621355pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema central as mudanças climáticas provocadas pelos impactos das ações humanas, sobretudo da aviação, e como tais mudanças podem afetar o meio ambiente, havendo, desse modo, uma clara relação entre aviação e meio ambiente. Sabe-se que o planeta passou por diversas mudanças climáticas ao longo de sua história, entre elas, uma tem chamado a atenção dos cientistas e pesquisadores: a mudança climática decorrente das ações humanas. Todavia, o que muitas vezes parte da sociedade talvez não pondere é que tais mudanças se revertem em prejuízos para os próprios seres humanos, que naturalmente fazem parte do ambiente afetado e, mais especificamente, tendem a gerar impactos no setor aéreo. Há previsões científicas de que as correntes de jato do Atlântico Norte sofrerão grandes mudanças nas velocidades dos ventos, podendo mudar as rotas das aeronaves e o preço das passagens aéreas. A pesquisa também destaca que os voos futuros serão mais turbulentos, com um aumento nas turbulências de céu claro, as CATs. Ademais, com o aumento da temperatura resultante do aquecimento global, é esperado que as companhias tenham o seu lucro reduzido, que os aeroportos precisem aumentar suas pistas para não afetar a segurança de voo, que as aeronaves sofrerão com o calor extremo e, provavelmente, enfrentarão mais tempestades. Por conseguinte, o artigo busca alertar as companhias e os pilotos sobre os efeitos iminentes das rápidas mudanças climáticas e sobre os impactos da aviação no meio ambiente. Cabe ressaltar que o estudo se volta não somente à comunidade aeronáutica, mas a toda a sociedade, apresentando, portanto, medidas para mitigar o aquecimento global e as mudanças climáticas, a fim de evitar problemas que afetem a segurança de voo e causem danos ainda maiores à sociedadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7695021803721801pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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