PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da qualidade de vida em bailarinos profissionais
Título(s) alternativo(s): Assessment of quality of life in professional dancers
Autor(es): Silva, Maria Gabriella Gonçalves
Primeiro Orientador: Ferraz, Cristiane Leal de Morais e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Patricia Leite Alvares
Resumo: Objetivo: Avaliar a qualidade de vida em bailarinos profissionais, participantes de escolas de dança. Método: Foi realizado um estudo observacional com 32 bailarinos de ambos os sexos, matriculados em companhias de dança. Foi aplicado um questionário estruturado contendo 19 questões sociodemográficas e da caracterização da prática do ballet e o Questionário de Qualidade de Vida em Atletas Adaptado para Bailarinos (QQVA-B) para avaliação da qualidade de vida. A análise dos dados considerou o nível de significância igual a p<0,05. Aplicou-se o teste de Shapiro-Wilk para análise da normalidade. A correlação de Pearson foi aplicada entre os escores dos domínios do QQVAB com as variáveis exploratórias contínuas do estudo. Já a comparação dos escores total do QQVAB com as variáveis exploratórias categóricas foi realizada por meio dos testes t de Student e Análise da Variância (ANOVA) seguido do teste Posthoc de Tukey. Resultados: Verificou-se que a qualidade de vida dos bailarinos está diretamente relacionada aos domínios relacionamento, supertreinamento e rotina de dança, especialmente no que tange ao ciclo de treinamento, duração dos treinos e lesões. Observou-se um maior comprometimento dos relacionamentos afetivos nos períodos de competição. Por sua vez, a duração dos treinos acima de 3 horas impactou negativamente a rotina de dança e as lesões foram mais significativas no domínio do supertreinameto. Conclusão: Com base nos resultados encontrados, conclui-se que, o tratamento preventivo é fundamental para a aprimorar o equilíbrio, força e coordenação dos movimentos, o que contribui positivamente para a saúde física e mental, melhorando, assim, a qualidade de vida dos bailarinos.
Palavras-chave: Dança
Dancing
Fisioterapia
Physiotherapy
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1690
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2_MARIA GABRIELLA.pdf415,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador