Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Valter Divino | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-19T23:57:06Z | - |
dc.date.available | 2020-12-19T23:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1256 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Segunda lei de Newton | pt_BR |
dc.subject | Newton's second law | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica newtoniana | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Newtonian dynamics | pt_BR |
dc.title | As leis de Newton e a sua interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, André Luiz Cardoso da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8161-7800 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253337320288890 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Andrade, Edson Vaz de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7386725047300635 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Clóves Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-0140-9847 | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7962325017303457 | pt_BR |
dc.description.resumo | No estudo da mecânica newtoniana, o essencial é a compreensão das leis de Newton em profundidade. Se isso acontecer, ficará fácil perceber que todos os outros fenômenos a serem estudados, são consequências dessas três leis básicas do movimento, formuladas por Isaac Newton. Dentre elas, a segunda lei Newton, conhecida como o princípio fundamental da mecânica, é a de maior complexidade por sua interdisciplinaridade e a menos compreendida pelos alunos ao saírem de um curso de física básica no ensino médio. E comum encontrar alunos descrevendo a segunda lei de Newton como simplesmente o produto da massa pela aceleração, ou como um caso especial de lei para a descrição da primeira lei, ou lei da Inércia. Esse trabalho tem por objetivo discutir e esclarecer as principais dúvidas e equívocos que surgem ao se estudar à segunda lei de Newton, bem como apresentar uma proposta de aplicação em sala de aula, que possibilite uma compreensão mais detalhada dessa lei e sua interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Física | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_VALTER_2020.pdf | TCC de Valter Divino Borges | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador