PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Augusto Mateus-
dc.date.accessioned2020-12-18T21:43:01Z-
dc.date.available2020-12-18T21:43:01Z-
dc.date.issued2020-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1205-
dc.description.abstractThis research aims to understand the evolution of cockpit technology over time with a focus on automation used in aircraft, the search to identify the risks and consequences of automation, and how it can impact flight safety. The research was developed by studying books, articles and regulations. The approach used was quantitative. With data analysis carried out through documents and studies carried out in the aviation sector, according to the theoretical foundation. At the end of the research, it is understood that the application of automation systems in the cockpit provides several benefits that cooperate to increase the efficiency and safety of flight, but when used in addition to an amount in which the pilot is not able to manage the aircraft satisfactorily can lead to risky situations.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomação das aeronavespt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.titleAutomação enquanto fator contribuinte para acidentes aeronáuticospt_BR
dc.title.alternativeAutomation as a contricuting factor for aeronautical accidentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cinthya Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875437300154048pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender a evolução das tecnologias nas cabines de comando ao longo do tempo com foco na automação utilizada em aeronaves, buscou identificar os riscos e as consequências da automação, e como isso pode impactar na segurança de voo e as razões que levam o automatismo nas aeronaves ser responsável pela ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos. A pesquisa foi desenvolvida explorando livros, artigos e regulamentos. A abordagem utilizada foi quantitativa. Com análise de dados feita por meio documentos e estudos executados no meio da aviação, apoiando a fundamentação teórica. Ao término da pesquisa, entende-se que a aplicação de sistemas de automação na cabine de comando proporciona diversos benefícios que cooperam para a elevação da eficiência e segurança de voo, porém, quando empregados acima de uma quantidade onde o piloto não é capaz de gerenciar a aeronave de forma satisfatória, podem conduzir a situações de risco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusto Mateus AUTOMAÇÃO.docx58,63 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador