PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Victor-
dc.date.accessioned2020-12-18T19:50:00Z-
dc.date.available2020-12-18T19:50:00Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1186-
dc.description.abstractThe present article addresses the thematic of flight crew performance lapses related to the human element of the operation, specifically in the operational and psychological aspects associated with decision making, in the form of flaws in pilot judgement, in the decision-making process, as well as in the presence of flight indiscipline; those being amongst the most recurring human factors contributors to 1 Acadêmico do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); e-mail: victor011195@gmail.com. 2 Pós Doutor em Psicologia pela PUC Goiás (2016); Doutor em Psicologia pela PUC Goiás (2013); Mestre em Psicologia pela PUC Goiás (2006), Especialista em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2002), Graduado em Filosofia pela UFG (1996), Graduado em Pedagogia pela ISCECAP (2018), Elemento Credenciado Fatores Humanos e Prevenção de Acidentes Aéreos pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Professor Coreógrafo e Dançarino de Salão; Membro do Comitê de Ética e Pesquisa e Professor da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN e professor da PUC Goiás. E-mail: cesarmachado@pucgoias.edu.br. aeronautical accidents. This paper’s main goal was to verify the existence of correlations between contributing factors that denote latent conditions in different segments of civil aviation in order to better direct the prevention and safety management efforts in aeronautical operations. To that end, methods of bibliographical and statistics analysis, with the aid of computational tools, where employed, pointing to the existence of ten correlations statistically characterized as strong and significant, being: one in the private aviation segment (between the contributing factors organizational mood and leadership), two in instruction aviation (between workgroup culture and work organization, and between workgroup culture and organizational processes), five in air taxi aviation (occurring between the factors cabin coordination and team dynamics, between emotional state and attention, between work organization and team dynamics, between organizational culture and motivation, and between instruction and training and capacitation), and two in police aviation (between attitude and capacitation and training, and between workgroup culture and flight planning).pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFator humanopt_BR
dc.subjectFatores contribuintes-
dc.subjectCorrelação-
dc.subjectSegurança-
dc.subjectAviação-
dc.titleJulgamento de pilotagem, processo decisório e indisciplina de voo: uma análise correlacional do que leva tripulações a errospt_BR
dc.title.alternativePiloting judgement, decision-making process and flight indiscipline: a correlational analysis of what leads flight crews to errorspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cinthya Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875437300154048pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda a temática dos lapsos de performance de tripulações de voo relacionadas ao elemento humano da operação, especificamente nos aspectos operacionais e psicológicos associados à tomada de decisão, sob a forma de falhas no julgamento de pilotagem, no processo decisório, bem como à presença de indisciplina de voo, que figuram entre os mais recorrentes fatores humanos contribuintes em acidentes aeronáuticos. O principal objetivo do trabalho foi verificar a existência de correlações entre fatores contribuintes que denotem condições latentes nos diferentes segmentos da aviação civil, a fim de prover um melhor direcionamento aos esforços de prevenção e manutenção da segurança em operações aeronáuticas. Para tal, foram empregados métodos de revisão bibliográfica e análise estatística, com o auxílio de ferramentas computacionais, que apontaram a existência de dez correlações caracterizadas, estatisticamente, como fortes e relevantes, sendo: uma no segmento da aviação privada (entre os fatores contribuintes clima organizacional e liderança), duas na aviação de instrução (entre cultura do grupo de trabalho e organização do trabalho, e entre cultura do grupo de trabalho e processos organizacionais), cinco na aviação de táxi aéreo (ocorrendo entre os fatores coordenação de cabine e dinâmica de equipe; entre estado emocional e atenção; entre organização do trabalho e dinâmica de equipe; entre cultura organizacional e motivação; e entre instrução e formação, capacitação e treinamento) e duas na aviação policial (entre atitude e formação capacitação e treinamento; e cultura do grupo de trabalho e planejamento de voo).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor Martins Vieira.docx479,53 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador