PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infecções de sítio cirúrgico relacionadas às cirurgias ortopédicas com inserção de implantes
Título(s) alternativo(s): Surgical site infections related to orthopedic surgery with implant insertion
Autor(es): Vidal, Larissa Siqueira
Silva, Victor Henrique Rodrigues da
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Lemes, Maria Madalena Del Duqui
metadata.dc.contributor.referee2: Primo, Mariusa Gomes Borges
Resumo: Introdução: As IRAS são caracterizadas como qualquer tipo de infecção adquirida ao longo da assistência em saúde que possam ser relacionadas aos procedimentos assistenciais. Entende-se por cirurgia ortopédica os procedimentos que consistem na correção parcial ou total de fraturas e/ou deformidades nas articulações, ligamentos, músculos e ossos, geralmente provocadas por mau posicionamento corporal, traumatismos e/ou doenças. Nesse sentido, essa pesquisa partiu da seguinte pergunta: Qual o perfil epidemiológico das ISC em pacientes de um hospital escola submetidos às cirurgias ortopédicas com inserção de implantes? Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico das infecções de sítio cirúrgico em pacientes submetidos às cirurgias ortopédicas com inserção de implantes. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo, que foi realizado em um hospital escola de grande porte de Goiânia. Foram avaliados os dados secundários de registros do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) de pacientes que realizaram cirurgias ortopédicas com inserção de implantes na instituição entre os anos de 2015 a 2018. As cirurgias avaliadas foram: Tíbia, Fêmur, Coluna, Artroplastia Total de Quadril e de Joelho. Resultados: Foram avaliados 236 procedimentos cirúrgicos com inserção de implantes entre os anos de 2016 a 2018. A incidência de infecção de sitio cirúrgico nas cirurgias ortopédicas com inserção de implantes foram de 2,6%, 6,3% 12,7%, 3,6%, 2,5% respectivamente em cirurgias realizadas em tíbia, fêmur, coluna, artroplastia total de quadril e artroplastia total de joelho. Os pacientes que desenvolveram infecção apresentaram fatores como: idade superior a 60 anos, doenças de base como Hipertensão e Diabetes, antissepsia inadequada da pele, reabordagens cirurgicas, quanto maior o tempo de internação. Foram identificados quatro microorganismos causadores de infecção nestes pacientes sendo eles: Kleibsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii, Staphylococcus aureus e Enterococcus faecium. Discussão: Os fatores identificados se mostraram semelhantes aos encontrados na literatura científica. No estudo, os resultados encontrados mostram uma taxa de ISC total de 5,9%, acima do limite de 5,0% para cirurgias limpas. Não é esperado uma taxa elevada de desenvolvimento de ISC em cirurgias classificadas como limpas. A equipe de enfermagem, como a principal categoria profissional que acompanha o paciente ao longo de toda a permanência na instituição de saúde, deve estar atenta em prover as informações necessárias antes de qualquer ação. Conclusão: Ainda persiste a necessidade de realizar-se outros estudos a fim de ampliar o conhecimento acerca do tema. Com uma base de conhecimento composta por uma variedade de pesquisas científicas, garante-se à sociedade e ao indivíduo maior segurança e assertividade no que diz respeito aos métodos preventivos.  
Palavras-chave: Enfermagem
Infecção de sítio cirúrgico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1185
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III Larissa e Victor.pdf407,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador