PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vivências de acadêmicos de enfermagem durante a sindemia de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Experiences of nursing students during the Covid-19 union
Autor(es): Carvalho, Daniele Monteiro de
Neves, Rafael Magno Ferreira
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Zilah Cândida Pereira das
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
Resumo: Introdução: O coronavírus (2019-nCoV) tem sido responsável por uma sindemia de escala global. O betacoronavírus ou o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) é o causador da doença retratada pela Corona Virus Disease 19 (COVID-19). Diante todo contexto de pandemia, o isolamento social foi uma das ações para quebrar a cadeia de transmissibilidade, sendo este um fator determinante e afetou toda a população na dimensão de fatores econômicos sociais e de saúde. Neste novo cenário, as gestões acadêmicas se viram desafiadas e buscaram referências no caminho percorrido por outras instituições de ensino no contexto nacional e internacional vivenciaram o ousado e necessário desafio de dar continuidade às atividades, adaptando-se à nova realidade. Objetivo: Descrever como foi o enfrentamento de discentes de enfermagem de uma instituição de ensino superior filantrópica localizada em Goiânia em Goiás frente a sindemia de coronavírus (COVID- 19). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado por discentes do 9º período de enfermagem de uma universidade filantrópica localizada em Goiás, na cidade de Goiânia. A realização do relato se deu por meio dos portfólios confeccionados durante o internato um, baseando-se na metodologia do Arco de Marguerez onde consiste em cinco etapas fundamentais: Observação da realidade, Pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade, para complemento do relato foram utilizados a ferramenta do aplicativo Google Chrome Jamboard. Resultado: Diante da nova realidade impostas pelo distanciamento social frente a Covid -19 durante o internato além das aulas por ensino remoto, onde teve-se o aperfeiçoamento dos conhecimentos em saúde pública, aulas práticas realizadas nas unidades de atenção primária à saúde onde foram elaborados em conjunto com as equipes das Unidades de saúde da família planos de ação com intuito informativo sobre o COVID -19 foram abordados assuntos sobre as, práticas seguras durante a assistência à saúde, os momentos e a forma correta de lavagem da mão, uso correto das máscaras e distanciamento social. Conclusão: A mudança repentina e inovadora das aulas em regime remoto exige cada vez mais que um preparo de todo o corpo de discentes e docentes das universidades principalmente no que tange a área da saúde pois esses devem aprender a lidar com situações inesperadas a todos o momento. Diante de todo o relato percebe-se que esta vivência para todos nós foi de extrema valia, onde pudemos olhar as questões da contemporaneidade e levá-las para nossa carreira profissional, buscando sempre novos conhecimentos e mantendo os princípios da nossa formação.
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Data do documento: 27-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL DANIELE E RAFAEL.docx2,6 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador