PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/11126
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições psicanalíticas acerca do preconceito e suas implicações sociais: um ensaio teórico
Título(s) alternativo(s): Contribuições psicanalíticas acerca do preconceito e suas implicações sociais: um ensaio teórico
Autor(es): Amaral, Ana Luiza Petri
Primeiro Orientador: Sousa, Ivone Felix de
metadata.dc.contributor.referee1: .Não consta na lista (Orientadores e membros)
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Camila Alves
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender, a partir da teoria psicanalítica freudiana, de que maneira a formação psíquica do sujeito pode estar relacionada à manifestação do preconceito e às suas implicações sociais. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado na psicanálise, construído por meio da análise de obras de Sigmund Freud que discutem a constituição do sujeito, a cultura, os processos de identificação, a agressividade e o mal-estar na civilização. O trabalho foi organizado em três eixos argumentativos: o tabu e as restrições impostas ao sujeito, a formação da civilização e a cultura e a formação psíquica. Os resultados indicam que o preconceito pode ser compreendido como expressão de processos inconscientes relacionados à repressão de desejos, à renúncia pulsional exigida pela vida em sociedade e ao deslocamento da agressividade para sujeitos ou grupos percebidos como diferentes. Conclui-se que, para Freud, a civilização é marcada por tensões permanentes entre pulsão e cultura, sendo o preconceito uma manifestação dessas contradições presentes na constituição subjetiva e nos vínculos sociais.
Palavras-chave: Preconceito
Psicanálise
Freud
Cultura
Agressividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/11126
Data do documento: 8-Jun-2026
Aparece nas coleções:TCC Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Ana Petri 23 06 26.pdf488,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador