PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Conceição-
dc.date.accessioned2020-12-17T21:20:22Z-
dc.date.available2020-12-17T21:20:22Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1095-
dc.description.abstract- The present work has the theme of sports initiation and motor development of its practitioners, and the central object of the study is the quality of scientific productions and publications focused on the theme in the main Brazilian Physical Education magazines in the last ten years. For this, a bibliographic review research was carried out in the main Brazilian Physical Education journals and after reading the selected articles in full, an analysis of their content was made comparing them with what supports the literature and after the analysis of the results concludes it is said that the number and quality of the works in which they address this theme are almost insignificant, quantitatively, when compared the importance of the theme to Physical Education as a science, and it is flawed on our part to blame only the professional who works with the theme due to the poor quality of his work when he does not have due access to significant publications to guide himself during the practice of his work.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação esportivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titleA produção do conhecimento científico em educação física: o que dizem os periódicos sobre a iniciação esportiva e o desenvolvimento motorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ventura, Paulo Roberto Veloso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Thiago Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.description.resumo- O presente trabalho tem como temática a iniciação esportiva e o desenvolvimento motor de seus praticantes, sendo que o objeto central do estudo está na qualidade da/s produções e publicações científicas voltadas para a temática nas principais revistas de Educação Física brasileira nos últimos dez anos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de revisão bibliográfica nas principais revistas de Educação Física brasileiras e após a leitura na integra dos artigos selecionados foi feita uma Análise de conteúdo dos mesmos comparando-os com o que sustenta a literatura e após a análise dos resultados conclui-se que o número e a qualidade dos trabalhos nos quais abordam esta temática são quase que insignificantes, quantitativamente, quando comparados a importância da temática para com a Educação Física como ciência, sendo falho de nossa parte culpar apenas o profissional quem trabalha com a temática pela má qualidade de seu trabalho quando o mesmo não tem o devido acesso a publicações significativas para se pautar durante a pratica de seu trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.relation.referencesBRAUNER, Luciana et al. A influência de um programa de iniciação esportiva no desempenho motor e na rotina de atividades de crianças. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 33, n. 4, p. 569-586, 2019. CAETANO, Maria Joana Duarte; SILVEIRA, Carolina Rodrigues Alves; GOBBI, Lilian Teresa Bucken. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Revista Brasileira Cine antropometria Desempenho Hum, v. 7, n. 2, p. 05- 13, 2005. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1998. GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o Desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. GAMBOA, Silvio Sánchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 12 MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351-373, 2014. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004. NOBRE, Glauber Carvalho; VALENTINI, Nadia Cristina. Intervenção motora e desenvolvimento infantil: uma revisão narrativa envolvendo programas sem abordagens motivacionais e com o clima de motivação para a maestria. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, 2018. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – NEPEF. Projeto do núcleo de estudos e pesquisa em educação física. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Escola de Formação de Professores e Humanidades. Curso de Educação Física. 2014. OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral de et al. Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2018. OLIVEIRA, Valdomiro; PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. E. F. Deportes - Revista Digital. v. 10, n. 71, p. 1, 2004. Buenos Aires, 2004. PANIAGUA, B. M. S et al. Iniciação esportiva e especialização esportiva: análise de terminologias. E. F. Deportes - Revista Digital, ano 17, n. 168, Maio de 2012. Buenos Aires, 2012. PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. PELLEGRINI, Ana Maria et al. Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental. São Paulo: UNESP, 2005. PIMENTEL, Rogério Matos; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 2010. Goiânia: UFG, 2010. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS, Adamilton Mendes; NEVES, Ricardo Lira Rezende. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade–notas introdutórias. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2008. Goiânia: UFG, 2008. SANTOS, Camila Ramos dos et al. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 3, p. 497-506, 2015. 13 SANTOS, Sérgio Oliveira dos. Educação Física: Diversidade da cultura corporal. São Bernardo do Campo: Colégio Metodista, 2003. SILVA, Carina Vicente da. et al. Ansiedade-traço em atletas de esportes coletivos e individuais. E. F. Deportes. Revista Digital, ano 20 – n. 204, Maio de 2015. Buenos Aires, 2015. TANI, Go; BASSO, Luciano; CORRÊA, Umberto Cesar. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 2, p. 339-350, 2012. TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988. TEIXEIRA, Luís Augusto. Aprendizagem de habilidades motoras na Ginástica Artistica. In: NUNOMURA, Myrian; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Compreendendo a ginástica artística: diversidade da cultura corporal. São Paulo: Phorte, 2005. VENTURA, P. R. V. et. al. Metodologia da investigação científica – um olhar a partir de pesquisadores da educação física. (Mímeo). Goiânia, 2015. WEINECK, Jurgen. Treinamento ideal. 9. ed. São Paulo: Manole, 2003.pt_BR
dc.degree.graduationEducação física-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUC TCC Gustavo versão final.pdf288,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador