PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jonnas Viana da-
dc.date.accessioned2020-12-17T00:29:21Z-
dc.date.available2020-12-17T00:29:21Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1022-
dc.description.abstractThe present work deals with the behavior of consumers of automobiles until the use of electric cars. A search of secondary data was carried out based on articles, dissertations and theses, using tools such as Scielo, Bireme, Banco Nacional de Teses. Works with dates from 2015 to 2019 were used. There are many reasons for the purchase of a vehicle, such as the inefficiency of public transport policies and the understanding of car ownership as a symbol of status, social ascension and power. The objective was to demonstrate the characteristic evolution of the consumer behavior of automobiles, through research already carried out. It is evident that there is a change in the meaning of ownership of the vehicle with its use on the roads. Psychology focuses on issues relating to the status of the vehicle and the vehicle as an object of power. Communication is concerned with motivating consumers and the necessary developments for manufacturers and resellers to retain their customers and maximize their sales.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia do consumidorpt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleComportamento do consumidor para uso de automóveis elétricos: uma evolução históricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Waqued, Cárbio Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337423275555349pt_BR
dc.contributor.referee1Evangelista, Maria Aparecida Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4499509583100438pt_BR
dc.contributor.referee2Roriz, Míriam Moema de Castro e Silva Machado Mascarenhas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6377386596618975pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre o comportamento dos consumidores de automóveis até o uso de carros elétricos. Foi realizada uma pesquisa de dados secundários com base em artigos, dissertações e teses, utilizando ferramentas como o Scielo, Bireme, Banco Nacional de Teses. Foram utilizados os trabalhos com datas de 2015 a 2019. Muitos são os motivos para a compra de um veículo, como a ineficiência das políticas públicas de transporte e da compreensão da posse do automóvel como um símbolo de status, de ascensão social e de poder. O objetivo foi demonstrar a evolução características do comportamento do consumidor de automóveis, por meio de pesquisas já realizadas. Fica evidente que existe uma mudança na significação da posse do veículo com o seu uso nas vias. A psicologia centra-se nas questões relativas ao status do veículo e deste como objeto de poder. A comunicação preocupa-se com motivadores de consumo e os desdobramentos necessários aos fabricantes e revendedores para que fidelizem seus clientes e maximizem suas vendas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.relation.referencesAUFHEBEN, Ludd. N.; A importância do carro elétrico para a economia moderna. Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído. São Paulo: Conrad, 2020. CANCLINI, N. G. Consumo, acesso e sociabilidade. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, 2010. CHURCHILL JR., G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti e Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2013. DITTMAR, H. The social psychology of material possessions: to have is to be. New York: St. Martin’s Press, 2012. ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A., 2010. GIGLIO. E.M. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cencage Learning, 2010. GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, Luciana F.; SCHOEDLER, Andréia R. Atributos importantes para o consumidor de automóveis: classificação em função instrumental ou expressiva. Revista de Administração FACES, Belo Horizonte, v.12, n. 1, p. 67 – 86 jan./mar.2012. HAWKINS, MOTHERSBAUGH. Comportamento do Consumidor, Elsevier Editora Ltda RJ, 2019. KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2010. MARTIN, N. Hábitos de consumo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. MATTAR, F. N. O comportamento do comprador de automóveis novos. Revista de Administração, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 50-59, 2018. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/download/19281>. Acesso em: 5 maio 2020. MORAIS, R. C.; PASCUAL, J. C.; SEVERIANO, M. F. V. Apaixonados por carros como todo brasileiro” (?) - Reflexões frankfurteanas sobre a indústria cultural contemporânea. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 873-897, 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/ download/8341/6135>. Acesso em: 15 abr. 2020. NAVES, F. V. R. A mulher e a decisão de compra de automóvel: propósitos e processos. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, RS, 2018. Disponível em: <http://www.fpl.edu.br/2013/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2012/dissertacao_fabiana_vieira_reis_naves_2012.pdf>. Acesso em: 11 março 2020. KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. OLIVEIRA, R. O. A atividade de vendas na era das relações: uma análise da percepção da força de vendas de automóvel no mercado de Santos X comportamento de compra de automóvel novo. eGesta: revista eletrônica de gestão de negócios, Santos, SP, 2015. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/ search?q=cache:6nh34OarzQcJ:www.unisantos.br/mestrado/gestao/esta/artigos/36.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 6 abril de 2020. MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review,1943. NASCIMENTO, MAINARDI e LAURETT. Estratégias de marketing digital utilizadas para o posicionamento de marca e aumento de vendas. FATECS. Brasília, 2015. PAIXÃO, Márcia Valéria. A influência do consumidor nas decisões de marketing [livro eletrônico] / Márcia Valéria Paixão. – Curitiba: Ibpex, 2012. PETER, J. P.; OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. PIRES, V. C.; MARCHETTI, R. Z. Fatores influenciadores na escolha da fonte de informação na compra de automóveis novos: a importância da comunicação boca a boca. ADMINISTRAÇÃO, 24. 2016, Florianópolis. Anais. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/ trabalhos/EnANPAD/enanpad_2000/MKT/2000_MKT300.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2020. PIZOLOTTO, Maira Fátima. Estudos organizacionais: abordagem estrutural e humanista. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. POPCORN, F.; MARIGOLD, L. Público-alvo mulher: 8 verdades do marketing para conquistar a consumidora do futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2013. SALGUEIRO, M. J. S. Relacionamento com a marca e amor à marca no setor automobilístico. Dissertação (Mestrado em Gestão). Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial. Universidade de Aveiro, Portugal, 2009. SAMARA, B.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2015. SAMPAIO, D. et al. Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 7. 2018, São Paulo. Anais. São Paulo: Faculdade Estácio de Sá, 2018. Não paginado. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT76_-um_Estudo_comparativo_do_comp_consumid.PDF>. Acesso em: 5 nov. 2020. SOUSA, C. V. et al. Atributos influenciadores da escolha por veículos: aspectos experienciais e simbólicos. International Conference on Marketing & Consumer Behaviour – ICMC, 2013. SPECTOR, P. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012. TORRES, C. V.; ALLEN, M. W. Influência da cultura, dos valores humanos e do significado do produto na predição de consumo: síntese de dois estudos multiculturais na Austrália e no Brasil. Revista de Administração do Mackenzie, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5659685653449564pt_BR
dc.degree.graduationAdministração-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Jonnas Viana para 2020 2 Final.pdf821,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador