“O que eu posso fazer para me tornar uma pessoa mais produtiva no meu trabalho e até na minha vida pessoal?” Essa é uma pergunta que muitas pessoas andam se fazendo nos últimos tempos.

Com tantas distrações encontradas a todo momento, alinhadas a falta de planejamento e organização, tendemos a pensar que nossa vida está muito corrida e que não temos tempo para nada. No entanto, muitas vezes, o que não temos é uma boa gestão do tempo.  Assim não conseguimos ser produtivos como desejamos, no nosso dia a dia.

Pensando na pergunta, trazemos dicas para você a ter uma rotina que te ajudará a ter atitudes mais produtivas no seu cotidiano, seja no escritório ou na sua vida pessoal. 

As informações são da psicóloga, consultora sistêmica organizacional e coach executiva, Magda de Paula.

#1: Saiba o seu papel

Para ser uma pessoa mais produtiva, Magda conta que é muito importante que você saiba reconhecer o seu papel dentro da empresa. Portanto, uma pessoa produtiva não espera receber ordens sobre o que deve ser feito ou sobre o próximo passo a seguir. A partir do momento em que você sabe o seu papel, já tem conhecimento do que é necessário ser realizado. Desta forma, consegue se programar e fazer as atividades sem depender de terceiros.

Já sabe qual é o seu papel?

#2: Classifique suas atividades

Outro fator muito importante que pode ajudar muito você a ser uma pessoa mais produtiva é o ato de classificar suas atividade. Para isso, tente dividi-las entre diárias, semanais, quinzenais, mensais, esporádicas e anuais. Desta forma, você conseguirá ter mais controle e visualização sobre aquilo que precisa ser executado.

Quais são suas atividades diárias, semanais, quinzenais, mensais, esporádicas e anuais?

#3: Organize-se

Essa é uma continuação da dica de número 2, contudo traz mais profundidade. Depois de classificar suas atividade, é o momento de organizar o seu tempo visualizando as atividades as quais você precisa realizar. Pois, deste modo, conseguirá gerir melhor o seu tempo e analisar quanto é necessário para a realização de cada uma atividade.

Magda indica a utilização de uma agenda, de preferência uma que você consiga visualizar alguns dias ao mesmo tempo. Com a agenda aberta, você consegue distribuir suas atividades ao longo da semana, bem como estipular o tempo em que cada uma será realizada.

Coloque na agenda suas atividades rotineiras, ou seja, aquelas que você listou que precisam ser realizadas periodicamente. Desta forma, conseguirá terá uma visão geral do que você fará naquela semana ou até mesmo no mês. Indicamos o “Google Agendas”, que é gratuito, super simples de usar e pode ser manuseado no computador ou no celular). 

Já configurou sua agenda?

#4: Não encha totalmente o seu dia de atividades

Esse é um erro muito comum, porém, fácil de ser resolvido. Ao elaborar sua agenda, tenha cuidado para não lotar o seu dia de atividades. A psicóloga aponta que ter alguns horários livres é importante para que, caso ocorra uma situação atípica, o seu planejamento não seja totalmente prejudicado, devido a falta de tempo para resolver aquela situação. Desta forma, você conseguirá solucionar aquela demanda e manter o seu planejamento diário.

Há espaços livres na sua agenda?

#5: Saiba o que é prioridade

Magda revela que saber o que é prioridade é a chave para ser mais produtivo. Ao elaborar o seu planejamento, analise e detecte as atividades que são prioritárias. Veja as que são mais urgentes e que demandam ser realizadas em um prazo mais curto. 

Para detectar essas prioridade, pense em quais atividades são mais importantes para a empresa. Ou seja, qual serviço que impactará mais o resultado da empresa, perante seus clientes. Portanto, prioridade não tem a ver com gosto pessoal ou facilidade de execução, mas sim, a necessidade de urgência daquele serviço para a organização.

Quais são suas atividades prioritárias?

#6: Defina os melhores horários

A ação final que a coach executiva apresenta é a definição dos melhores horários para realização cada atividade. Isto é, programe-se para realizar a atividade no horário no qual se sairá melhor. Caso você seja uma pessoa mais matinal, tente agendar para manhã atividades que demandem mais criatividade e pensamentos rápidos. Caso você não seja, coloque atividades que possam te despertar melhor para o trabalho, como o lançamento de dados, por exemplo. Desta forma, você terá que ficar mais atento e logo estará totalmente concentrado e alerta.


Qual o horário que você se sente mais produtivo?

Estas dicas demonstram que com pequenas ações diárias, conseguimos nos transformar para sermos cada dia mais as melhores versões de nós mesmo. Quem já conhece esses procedimentos e os aplica está de parabéns pela iniciativa. Quem conheceu agora está convidado a aplicá-las e testar se consegue alterar sua rotina de trabalho positivamente, e quem sabe levar isso para sua vida pessoal!


Queremos saber como foi sua experiência colocando essas dicas em prática! Conte para Paula e Coelho a sua história!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui