A falha ou a falta da comunicação já te atrapalhou no trabalho ou na vida? A comunicação é a base para todas as atividades rotineiras, tanto no escritório, quanto na vida pessoal. Por isso, é fácil lembrar de algum projeto que não saiu como esperado pela falta de diálogo.

A Daniela Costa, gerente de RH do Grupo BC Energia, falou um pouquinho sobre esse tema tão importante para nós. Segundo ela, a comunicação faz parte da vida em sociedade, é uma questão de sobrevivência. “Mesmo os animais possuem sua forma de comunicação, por sinal, interessantíssima. Saber se comunicar bem pode nos garantir boas conquistas. Há vários estudos interessantes que tratam do tema, podendo citar Inteligência Emocional de Daniela Goleman e, mais recentemente, Comunicação Não Violenta, de Marshal Rosemberg”.

Ainda de acordo com Daniela, em ambos os livros o princípio essencial é a empatia ou compaixão. “Comunicação exige nos colocarmos no lugar do outro, compreender quais sentimentos estão por detrás do discurso, tirar nossa opinião e sintonizar com o objetivo implícito no discurso do outro”.

Devida a importância deste assunto, trouxemos para você um lista de dicas como melhorar sua comunicação interpessoal. Elas foram tiradas do livro “Comunicação Não Violenta” citado acima. Leia com atenção e veja em quais aspectos você pode melhorar. Isso fará uma diferença na sua vida.

#1: Observe o modo que você se comunica

O primeiro passo para melhorar a sua comunicação interpessoal é observar como você se comunica e identificar as suas principais dificuldades.

Abaixo colocamos alguns pontos importantes para você observar:

  • Linguagem Corporal – gestos e expressões faciais demonstram o interesse em determinada conversa, podendo ser interpretada de forma negativa. Ou seja, não fique com cabeça baixa ou olhando pro teto quando alguém está falando com você, a pessoa vai entender que aquela conversa é entediante pra você e que você não quer falar com ela; 
  • Interrupções – quando estiver em um diálogo, evite interromper e caso seja necessário a interrupção, espere o momento adequado. Ou seja, deixe o amiguinho terminar de falar antes, sem ficar cortando;
  • Assunto – evite mudar de assunto. Tente manter a discussão até que questão esteja resolvida ou tenha se finalizado. Ou seja, termine o assunto tratado primeiro e depois entre em outro. Você mudar o assunto repentinamente pode deixar a outra pessoa bastante incomodada, principalmente se ela não tiver terminado a sua fala; 
  • Confiança – transmita as informações com segurança, seja objetiva(o) e esteja atenta(o) ao que lhe é informado. Não é por nada não, mas um olho no olho faz toda a diferença;

Identificou alguma mudança que possa fazer na sua forma de se comunicar?

#2: Defina seu estilo de se comunicar

Já observou como outras pessoas se comunicam? Alguns parecem se destacar, não é mesmo? Use isso ao se favor. Analise como as pessoas que dialogam melhor passam informações e ideias, identifique pontos que o diferem dos demais e incorpore isso à sua prática diária.

Alguns se destacam nos gestos, outros no modo que abordam diferentes temas. Verifique essas diferenças e implemente no seu próprio estilo de se comunicar.

Consegue identificar esses pontos em seus colegas?

#3: Preste atenção no que está sendo dito

Já conversou com alguém e sentiu que a pessoa não estava interessada?

Tente observar isso em suas conversas. Para evitar esse desconforto, pratique a escuta ativa, ouvindo com atenção o que outro diz. Faça perguntas, se necessário e mantenha a linguagem corporal positiva.

O que a sua linguagem corporal expressa?

#4: Pause a discussão se necessário

Caso a conversa esteja tomando um rumo inesperado, desafiador ou até mesmo, violento, peça uma pausa e retorne quando todos estiverem com ânimos alinhados. Nessas condições, é comum um diálogo perder o foco e chegar a um embate. Tente reconhecer esses momentos de tensão e busque se expressar sem estar exaltado.

Você consegue reconhecer situações que precisavam de uma “pausa”?

#5: Bônus

Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto e aprender a se comunicar melhor, recomendamos uma excelente leitura para você. O livro  Comunicação Não Violenta, de Marshal Rosemberg. Esse livro poderá ser de grande serventia para sua vida.

Depois de toda essa análise, como você avaliaria o seu modo de se comunicar?

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